Wednesday, April 13, 2011

ROTATÓRIAS

Por Rodrigo Kamimura

Nesta aula comentamos sobre alguns elementos urbanos, um deles foram as rotatórias. As rotatorias têm um papel muito importante para a cidade pois melhora o transito nos locais onde são instalados, dando fluxo quase contínuo, substituindo os semáforos, de fluxo intermitente.
Temos muitas vantagens nisso e vamos agora ver quais são :
Diminuição de custos : Uma rotatoria tem baixa manutenção, pois é um espaço geralmente do tipo praça circular, com tratamento paisagístico básico na parte central e laterais. Diferente dos semaforos, que necessitam de uma equipe de manutenção, com mão de obra especializada, gasta energia elétrica 24 horas por dia, e eventualmente movimenta equipes de emergência em casos de pane no seu funcionamento.
Segurança : Em um local pouco movimentado ou mal iluminado, numa rotatória, o motorista diminui a velocidade mas não fica parado. No semáforo, ao ficar na espera de abertura do sinal verde fica-se vulnerável à abordagem de marginais ou mesmo de incômodos vendedores e malabaristas de rua. Na rotatória é possível controlar a velocidade do carro para coincidir com a vaga deixada pelo carro que está na rotatória e assim não precisar de paradas.
Diminuição de acidentes : A rotatória mantém um trafego constante, enquanto o semáforo obriga as pessoas pararem. Com o sinal verde, os carros podem passar, em alguns casos, a 60km/h e os conflitos acontecem por falta de observação dos sinais do semáforo. No caso das rotatórias, a velocidade sempre é mais baixa, em torno de 30-40km/h pela necessidade de fazer o desvio na entrada da rotatória e pela falta de visão livre em distância.

Redução de acidentes fatais : Um grande ponto a ser ressaltado é que é reduzido praticamente a zero os acidentes fatais. Por ter colisões muito fracas à velocidade reduzida, os acidentes fatais em rotatórias, praticamente inexistem.

O tema das rotatorias foi o mais discutido nessa aula, mas alguns outros elementos também foram citados, como redutores de velocidade, que muitas vezes, por causa de um mal projeto de rua, são necessários fazer esses ajustes. A maioria desses redutores de velocidades são projetados fora dos padrões da DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), danificando os veículos que necessitam passar por eles.

Rodrigo Kamimura é aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC – Tema: Urbanismo, Abril de 2011

1 comment:

rotatoria said...

Parabéns pelos detalhes citados por você mencionando a rotatória como redutor de acidentes. Só faltou informar outra vantagem: polui menos que uma interseção semaforizada.
Abraço.

Sérgio Barnabé