Friday, April 01, 2011

ANÁLISE DE TRAJETO

De casa para a faculdade:
Da Chácara Jafef até o Centro, de carro, leva-se aproximadamente 20 minutos.
Ao sair de casa, levo minha filha para a escola, que é a 5 minutos de casa, porém como moro no vale da chácara, tenho apenas um caminho para fazer. Subo a rua de casa, e tenho que virar para a esquerda, onde o tráfego de carro é intenso, pois muitos carros passam que vem dos bairros do Alto do Ipiranga, Vila Cléo, que em maioria desvia da Avenida Japão e vem para Rua Henrique Eroles. Após deixá-la na escola, vou para o escritório seguindo pela mesma rua. Ao chegar perto da Praça da Mesquita, tenho que tomar cuidado, pois os carros que vem da Rua Jardelina, não respeitam o encontro da Rua Henrique Eroles.
Ao chegar no fim da Rua Henrique Eroles, entramos na Rua Luiz Gama e logo a seguir, na Rua Francisco Franco, tem um semáforo que demora aproximadamente 2 minutos para abrir. Essa demora deve-se ao fato de ser uma travessia com a principal avenida da cidade, a Rua Ipiranga, que também possui um grande fluxo de carro. Mais a frente tem outro semáforo, no cruzamento com a Avenida Voluntario Pinheiro Franco. Sigo em frente, vou para a Rua Flaviano de Melo e sigo até a Rua Brás Cubas. Na Rua Brás Cubas tem um cruzamento seguido de um semáforo, e ao virar para a direita, encontro outro semáforo, muitas vezes com os dois fechados. Sigo pela Rua Barão de Jaceguai, até a Rua Dom Candido de Alvarenga, onde prossigo no sentido da Prefeitura. Contornando-a, passo em frente do prédio do Corpo de Bombeiros, depois pela Estação de Estudantes, entro então na rotatória e estaciono o carro na rua, em frente a Faculdade.

Da Faculdade para casa:
Normalmente faço o retorno em frente à faculdade, e sigo ate a rotatória, onde dirijo no sentido do prédio do Corpo de Bombeiros. Contorno o túnel e vou no sentido da Praça do Shangai. Entro na Rua Navajas, e sigo até a Rua Presidente Rodrigues Alves, dessa forma evitando vários semáforos.
Na Rua Presidente Rodrigues Alves existe um semáforo na esquina da Rua Dr. Ricardo Vilela. Sigo em frente, passo pelo semáforo que esta perto do Posto Policial e da Estação de trem.
Entro na Rua Princesa Isabel de Bragança, e sigo até a Praça das Bandeiras, depois pela Rua Cel. Santos Cardoso, e vou até a Rua Santana onde existe um semáforo no cruzamento com a Rua Ipiranga. Nesta, existe um semáforo, em seguida entro na Av. Henrique Eroles, subo, passo pela Mesquita, pelo Supermercado Maktub, e entro na rua em frente ao Posto de gasolina BR, sigo em frente, ate o final da rua e chego em casa.
Esse trajeto dura aproximadamente de 17 a 25 min, dependo do dia.
Paula Yoshikado é estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC , abril 2011

No comments: