Thursday, April 14, 2011

Estacionamentos
Por Rogério do Nascimento Santos

É quase impossível falar sobre estacionamento e os tipos existentes, sem fazermos uma volta ao passado para relembrar do seu surgimento e necessidades.
Com o avanço da tecnologia e conhecimento humano que desde as antiguidades utilizavam animais como meios de transporte de cargas e locomoção, já existiam nessa época, locais apropriados para os homens deixarem seus cavalos ou carroças próximos aos pontos de comércio. Com o passar dos anos estes meios de transportes foram ultrapassados pela era automotora. Pequenos carros que a principio transportavam apenas duas pessoas, eram para poucas famílias que tinham poder aquisitivos para isto. Mais tarde com a construção de carros em serie e com melhores condições para compra, a quantidade desses veículos começam a criar um problema de lugar apropriado para estacionar. Diante deste novo quadro foram criadas então normas e leis que regulamentavam os estacionamentos.
À medida que as cidades cresciam e se expandiam os seus centros comerciais, tornou-se cada vez maior a necessidade de melhoria dos estacionamentos, face ao aumento considerável de automóveis não só em quantidade de fabricação como também no tamanho e potencia. E era de grande interesse dos comerciantes em criar situações mais favoráveis a seus clientes e visitantes.
Neste crescimento automotivo e a fácil aquisição para compra de carros, a preocupação agora estava voltada para os locais de estacionamento, com condições de segurança pessoal e patrimonial.
O estacionamento se tornou fundamental a partir da necessidade de comerciantes e clientes de encontrarem um local determinado para esta função
Diferença entre estacionamentos e garagem.
Estacionamento é o nome dado à área do terreno de um hospital, centro comercial, estádio - ou qualquer outra estrutura - onde os motoristas podem estacionar seu carro em uma área demarcada (chamada de vaga). Há estacionamentos abertos e fechados (que são geralmente no subsolo da construção).
Diferentemente das garagens, os estacionamentos são construídos para o uso temporário das vagas (durante o período em que o cliente trabalha ou passeia pela região), e não permanente, apesar de que em muitos lugares, como em prédios de escritórios, algumas pessoas estacionam sempre em uma mesma vaga reservada. Apesar de existirem locais que não cobram pelo serviço, geralmente é cobrada uma taxa pelo aluguel da vaga, que é pago pelo valor correspondente ao número de horas que o veículo ficou estacionado.
Além dos estacionamentos como os de hospitais e clubes, que pertencem à própria estrutura, existem os estacionamentos independentes, que são estabelecimentos comerciais que têm muitas vezes como único serviço o aluguel de vagas. Em alguns destes, além do pagamento pelo número de horas ( horista ou avulso), também é possível pagar o uso por mês(mensalidade), que concede ao cliente o direito de deixar o carro estacionado quando for necessário por um período de 30 dias (mês).
Surge então um novo conceito entre os comerciantes e empresários do ramo. Os chamados DEPARTAMENTS STORES e os Shopping Centers lugares onde vendem de tudo ou abrigam inúmeras lojas, complementado por praças de alimentação e lojas de serviços. Tais empreendimentos necessitam de um estudo detalhado da quantidade de publico a ser atingida para se ter uma idéia da demanda do numero de vagas, podendo estar no próprio terreno, no subsolo da edificação ou ainda nos andares acima do mesmo. Em alguns centros comercias existem prédios que foram modificados para atender o público com necessidades especiais. Foram também criados serviços de manobristas para os que prefiram a comodidade de acesso imediato.
As garagens automatizadas estão em vias de expansão, mas enfrentam ainda alguns problemas de funcionamento. O lado positivo é a eliminação de rampas, pois a movimentação é feita por elevadores especiais, e a redução da mão de obra de manobristas, que muitos proprietários relutam em aceitar pois entendem como uma invasão de privacidade colocar um estranho, embora identificado, ao volante de um veículo com muitos objetos particulares.

Rogério do Nascimento Santos é aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, Tema: Urbanismo, Abril de 2011.

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