Monday, April 11, 2011

POSTE DE ILUMINAÇÃO
Por Erika Tiemi Ikehara

O Poste, que, tradicionalmente foi identificado como sendo um tronco de madeira, embora ainda o sejam, vem sendo substituído por pré-moldados de concreto, ferro-cimento, ferro ou aço. Serve para sustentar linhas de transmissão de energia elétrica ou de telecomunicações, que por sua vez alimentam os espaços residenciais, comerciais e industriais. Ele sustenta a fiação aérea e previne que os fios, em alturas seguras evitem que se toquem, causando curto-circuitos. Os postes são também utilizados para fixação de lâmpadas de iluminação pública, além de transformadores e outros equipamentos elétricos e eletrônicos.

Caso o poste seja colocado na via pública, ele deve ser autorizado pela prefeitura e devem ser colocados nas calçadas para que não atrapalhem os motoristas. Contudo, muitos postes ocupam calçadas tão estreitas que inviabilizam o uso das calçadas pelos pedestres.
A colocação e retirada dos postes geram muitos conflitos entre a concessionária e a Prefeitura, pois embora os postes estejam em área pública municipal a concessão é feita com o Governo do Estado. Além disso, a concessionária não paga à Prefeitura pelo uso do solo publico, mas cobra por eventuais relocação dos postes.
Urbanísticamente, um dos problemas dos postes de iluminação é a poluição visual da paisagem urbana, pois além de terem linhas de telefone, de TV à cabo, possuem os fios de média e alta tensão. Toda essa fiação não são colocados organizadamente, portanto fica aquela bagunça que estamos acostumados a ver.
Como os fios dos postes ficam ao “ar livre”, possibilitam a existência muitas ligações clandestinas, chamados de “gatos”, têm também muitos roubos dos fios, que por sinal, nós pagamos também.
Na hora em que a concessionária vai colocar um poste, eles não seguem uma “disciplina” para a sua colocação e às vezes o colocam em frente ao acesso da garagem.
Uma das soluções que se pode citar para a poluição visual que os postes apresentam, seria a colocação dos fios embaixo das ruas, mas como a manutenção é mais difícil (porém não impossível) de ser realizada, a concessionária prefere deixar os fios bagunçados a vista. Como os transformadores precisam ser resfriados, quando colocados nos postes ficam ao ar livre e não precisam de nenhum “equipamento” para resfriar pois o vento faz esse trabalho; mas se for colocado debaixo da rua, precisaria fazer uma caixa maior para o resfriamento do poste, além de outros cuidados para evitar explosões, como tem ocorrido nas redes elétricas do Rio de Janeiro.
Erika Tiemi Ikehara – aluna da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, Tema: Urbanismo, elementos urbanos, Abril de 2011.

No comments: