Sunday, April 17, 2011

Shopping Center
Por Carlos Alberto Santana

A origem dos Shoppings Centers, como releva o nome, vêm dos Estados Unidos, e tem como finalidade a concentração de várias atividades de comércio e de serviços em locais de fácil acesso por automóveis. Possui estabelecimentos comerciais com lojas, lanchonetes, restaurantes, salas de cinema, playground, parques de diversões e estacionamento, que muitas vezes são pagos. O espaço deve ser planejado sob uma administração centralizada, composto de lojas destinadas à exploração comercial e à prestação de serviços. Alguns Shoppings foram planejados para receber também uma população usuária de transportes coletivos.
A localização do empreendimento deve ser bem planejada, principalmente o seu relacionamento com o entorno. As vias próximas de que serão utilizadas para acessar o Shopping precisarão serem readequadas, e eventualmente criadas as obras voltadas para pedestres e passageiros de ônibus e metros.
Depois de implantada e executada ainda existe a preocupação com a sua infraestrutura considerando os serviços de segurança como policias e bombeiros, limpeza, abastecimento de água, manutenção e etc.
Carlos Alberto Santana é aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, Tema: Urbanismo, Abril de 2011.

No comments: