Tuesday, April 05, 2011

Tema viadutos e pontes
Por Carlos Henrique Leite Pereira

Significado de Viaduto
Obra de engenharia, de grandes proporções, construída sobre um vale, sobre uma ferrovia ou rodovia, e que é, em si mesma, outra ferrovia ou rodovia. Obra viária que se sobrepõe a via pública (rua, avenida, praça) para facilitar o trânsito.
Significado de Ponte
Denomina-se ponte, dum modo geral, uma obra pela qual uma via de comunicação ou de canalização passa sobre um vale ou depressão do terreno. No entanto, correntemente, a denominação de ponte aplica-se especialmente a obras que atravessam correntes de água.
Viaduto é uma solução de uma encruzilhada construída com pistas em níveis diferentes, evitando-se assim a necessidade de alternar os fluxos de carros vindos de direções diferentes, seja por ação de pessoas ou de equipamentos do Serviço de Trânsito. Essa estrutura é composta de um trecho de tabuleiro com altura regulamentada, em torno de 4,50m, e trechos em rampa interligando esse nível de travessia com o das ruas de acesso. Estimando-se uma rampa com 10% de declividade e nível de piso em torno de 5,0m, as rampas ocupariam 50,0m de cada lado, e somando-se o trecho de travessia em torno de 30m sobre uma avenida com 2 pistas, tem-se um comprimento total do viaduto em torno de 130m
Um viaduto precisa ter no mínimo 2 pistas com 2 faixas cada, além de calçadas, em geral ocas para passagem de cabos e tubos de redes de energia e saneamento, totalizando algo em torno de 18,0m, Com essa largura, os viadutos exigem avenidas com no mínimo 28,0m de largura para deixar espaços para acesso aos lotes onde implantado.
Os impactos ao meio urbano causados por viadutos começam na sua fase de obras ( desvio de tráfego, poeira, barulho) e também depois de concluídas( acessibilidade reduzida, aumento do nível de ruído, obstrução visual) , afetando o seu entorno, principalmente de estabelecimentos comerciais. A presença de viadutos causa várias interrupções de atividades comerciais, ou substituições por outras de menor qualidade.
È necessário um planejamento minucioso da região em que será construído esse tipo de elemento urbano, levando-se em consideração todo seu entorno e o impacto que ele irá causar na região.
Durante o dia você tem uma sombra no local, durante a noite um local que pode criar pontos de marginalidade, pontos de urinar etc. Não se pode apenar construir um viaduto pensando em melhorar o fluxo de passagem do local e deixar de lado todos os outros pontos que estão diretamente relacionados a ele.
Passagem subterrânea
Outro ponto a ser abordado são as passagem subterrâneas. Se por um lado elas evitam todos esse problemas causados por um viaduto por outro lado causam problemas de interferência com as canalizações de água, esgoto, gás, assim como impactos no lençol freático, encontro de diferentes tipos de solo, possibilidade de vazamento no sistema de bombeamento do túnel, entre outros .
Essas passagens subterrâneas devem ter tratamento acústico, iluminação e ventilação 24 horas e uma série de cuidados para não prejudicar o entorno e a região
Elevados.
Os elevados, como o Elevado Costa e Silva, conhecido como “minhocão” são viadutos de longa extensão. As vantagens de se ter este tipo de estrutura é que as rampas acontecem após um longo percurso, percorrendo-se o seu traçado sem interrupções com as vias locais. Contudo, os impactos ao redor das rampas continuam tal qual nos viadutos.
No minhocão, o seu percurso de cerca de 2km não é ininterrupto pois tem várias rampas de acesso, e essas rampas pioram as condições de impacto do Elevado Costa e Silva, cujo desenho descuidou-se de detalhes importantes. Um dos grandes defeitos do Elevado é a proporção entre a largura do tabuleiro e a altura dele em relação ao piso. A largura é maior que a altura, o que dá uma sensação de opressão para as pessoas que trafegam sob o Elevado. A proporção deveria ser de no mínimo 1:1, ou com altura superior a largura do tabuleiro. Outro ponto negativo é a altura constante do tabuleiro em relação ao solo, quando a altura dos pilares que foram moldados “in loco” poderia ter pontos mais elevados, propiciando menor obstrução visual, por um lado, e maior nivelamento das pistas, dando mais conforto e segurança.
Outro fator importante a ser lembrado é o fator ambiental, pois com a construção desses elevados existe uma área que fica sem iluminação solar, que causa umidade e cria uma área desagradável por não ser higienizada pelo sol e dependendo da largura acaba não sendo higienizada pela chuva. A estrutura que é muito grande e com vãos pequenos, utilizou um processo construtivo de pré-moldados que não foi bem explorado em seus recursos de desenho e de tecnologia. .A estrutura pré moldada é utilizada para reduzir prazos de obras, mas em estruturas com grande visibilidade e de longa durabilidade, como 100 anos, o ganho de alguns dias ou meses pode não justificar construir de forma apressada, e porque não dizer feia, pois em enquete feita pela revista veja, o “minhocão” foi eleito como a obra mais feia de São Paulo.

Carlos Henrique Leite Pereira - aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC – Tema Urbanismo – abril de 2011.

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