Tuesday, April 19, 2011

Poste de Iluminação

Por Alexandra Camilo

Hoje vamos falar sobre a iluminação publica, dos postes de concreto instalados em nossas ruas. Sabemos que a iluminação publica é primordial para a segurança, os postes também deveriam ser, não é difícil de encontrarmos noticias que falam que tal pessoa morreu eletrocutada porque subiu no poste, ou a criança tal estava empinando pipa próximo aos fios de alta tensão, o carro desgovernado ficou totalmente acabado ao bater no poste, ou ainda, a enxurrada derrubou o poste em cima do muro ou da casa tal, são vários os fatores negativos ligados a existência de tal elemento urbano.
Algumas cidades do Brasil já adotaram o sistema de fiação subterrânea, o que deixa a cidade mais limpa, melhorando a sua imagem, favorecendo o turismo, o comércio, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e econômico da população.
No ponto de vista da arquitetura e urbanismo, como se poderia resolver o problema dos fios e dos postesr? Alguns profissionais já apresentam algumas ideias para tornar esses postes mais atraentes e uteis, não só para a iluminação. É o caso dos postes desenvolvidos pela Urban Green Energy que são equipados com painéis solares e turbinas eólicas e podem gerar até 380W de energia.
Essa é uma solução cheia de estilo, não apenas para a geração de luz a partir de energias renováveis, mas também como forma de fazê-lo sem emitir nenhum poluente. O sistema de iluminação é instalado em um poste de aço galvanizado que utiliza a mesma estrutura dos tradicionais.

Assim alem de termos uma arquitetura mais limpa será também sustentável.
Alexandra Camilo é aluna da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, Tema: Urbanismo, Abril de 2011.

No comments: