Saturday, April 16, 2011

Shoppings
Por Eduardo Velasco

O shopping center foi uma invenção criada nos Estados Unidos. Eles foram surgindo com bastante velocidade e acabou virando frequente nos loteamentos americanos.Os shoppings vão surgindo simultaneamente com o loteamento ao redor dele.
Uma tática adotada para o funcionamento deste modelo comercial é modelo atemporal, ou seja, para quem esta dentro do edificio não tem a noção do exterior, nem do tempo, nem do clima. Assim o cliente ficará focado apenas em consumir os produtos das lojas sem se preocupar com mais nada.
Em alguns países da Europa e no Japão os shoppings se encontram próximos as estações de metro, pois o mesmo empreendedor que construiu a ferrovia, também construiu os shoppings e os prédios residenciais.
No Japão é díficil praticar a desapropriação de imóveis, assim exigindo um estudo mais detalhado e minucioso para locar a ferrovia e as estações de metro.

Em suas configurações de medidas os shoppings seguem um modelo padronizado de modulação estrutural..A estrutura segue a modulação de 8x8m, tanto para as lojas como para as áreas de estacionamento. Isso origina as lojas menores com 8x8m ou 8x4m.

Antes de se iniciar a construção de um edificio como um shopping Center, deve-se inicialmente melhorar as vias de acesso, alargando pistas e ruas, para que ele tenha um fácil acesso para os seus clientes.

Atualmente os shoppings abrigam diversos tipos de lojas e atividades com o objetivo de oferecer um máximo de opções ao cliente.
Os shoppings centers são tidos como local de lazer, mas de funções limitadas ao público consumidor, e nem sempre considerando a possibilidade de ter áreas semi-privadas Aliás, na fase de aprovação de projetos, deveria ser exigida pela Prefeitura como CONTRAPARTIDA de tais projetos, a previsão de construir áreas ( realmente) públicas
destinadas especificamente as pessoas que moram nas localidades próximas assim criando uma integração entre o shopping e o meio urbano em que ele está contido.



Eduardo Velasco é aluno da Faculdade de Arquitetura da UMC. Tema: Urbanismo, abril de 2011.

No comments: