Monday, April 18, 2011

TRAJETO

Por Rodrigo Kamimura

No trajeto da minha casa (Condominio aruã), até a minha faculdade (UMC – Universidade de Mogi das Cruzes) existem alguns pontos que necessitam de uma atenção maior e outros que merecem elogios como :

RUIM : Logo ao sair da minha casa, como moro em um condominio e por lei interna este não pode ter calçada eu encontro uma dificuldade, pois é bem o horário que os trabalhadores estão também deixando seu serviço, e tem que ir até a portaria para entregar o crachá. Então todos ficam andando literalmente na rua, pois não tem lugar onde se transitar, causando vários inconvenientes, pois geralmente andam de 2 ou 3 lado a lado, tomando um certo espaço na rua. Isso logicamente porque não tem um local proprio para os pedestres, sejam trabalhadores ou moradores, que querem passear com cachorro ou fazer caminhadas, também sofre esse inconveniente. Isso pode ser solucionado como no Japão, com demarcação na própria pista da faixa de pedestres.

RUIM : O condominio tem outro regulamento interno, exigindo que os motoristas andem a 30 km/h, só que muitos não obedecem, e a atitude que o presidente do condominio resolveu tomar é colocar lombadas de 50 em 50m aproximadamente. As lombadas e o asfalto são irregulares e agravam esse problema. Uma solução, já que os moradores não respeitam a lei interna, seria exigir que o asfalto e as lombadas estivessem feitas nos padrões da DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

BOM : A parte de iluminação das ruas do condominio são muito boas, esse é um otimo ponto pois lá é um local onde a noite, ao transitar apenas com as luzes da lanterna do carro acessas, consegue-se ver o trajeto. Isso torna a caminhada muito mais agradavel do que andar com o farol nos nossos olhos.

Saindo do condominio, e pegando a estrada Mogi Dutra :

BOM : Depois da reforma, achei muito bom o resultado que obtivemos com a ampliação da Mogi Dutra, pois é um caminho que tem muitos caminhões e a quantidade de veiculos entre 17:00 e 19:00 horas é muito intenso. Essa obra aliviou bastante esse fluxo.

RUIM : Falta sinalização na Rodovia Mogi Dutra, pois constantemente temos acidentes bem feios nas curvas, com caminhões que se perdem nas curvas por excesso de velocidade. Existem algumas placas indicativas de velocidade mas seriam necessárias mais para evitar esses acidentes.

RUIM : A iluminação na Mogi-Dutra é quase nula. Em todo o percurso, temos poucos postes iluminando a rua, e fazendo com que carros antigos ou com algum defeito nos faróis que por necessidade passam nesse local, arrisque muito sua vida e a vida de outros que estão na mesma rodovia. Apesar de não ser obrigatória a iluminação nas rodovias, seria importante e auxiliaria muito os motoristas.
Saindo da Mogi Dutra, e entrando no centro de Mogi das Cruzes :

RUIM : As pavimentações das ruas de Mogi das Cruzes, são de paralepipedo, que são muito ruins pois tem muitas irregularidades e um precário sistema de escoamento de água e assim escondem os buracos em dias de chuva, e outras que são de asfalto, não tem um bom sistema de drenagem. Em dias de chuva formam poças e que molham as pessoas que estao passando nas ruas.

RUIM : As calçadas de Mogi das Cruzes, por todo o trajeto que faço não existe nenhuma que está adaptada 100% para cadeirantes, isso chega até ser uma falta de respeito, pois se o cadeirante necessita ir ao hospital, mesmo morando do lado, precisa de um veículo pois sua locomoção nelas torna-se quase impossivel.

BOM : A iluminação da cidade é muito boa, em relação a isso não vejo pontos ruins.

RUIM : Tanto a sinalização com placas vertical, como as sinalizações horizontais (no chão), necessitam de uma atenção a mais, Pois são antigas e necessitam de manutenção, principalmente nas rotatorias, gerando alguns conflitos para saber de quem é a preferencia.

RUIM : Não existe uma faixa exclusiva para onibus, ou seja, no caminho as vezes temos que reduzir a nossa velocidade, por que desnecessáriamente um onibus quer ultrapassar o outro e se existisse uma faixa exclusiva, eles não sairiam dela, deixando assim de atrapalhar o transito e fazendo os carros reduzirem a velocidade.

Por Rodrigo Kamimura é aluno da Faculdade de Arquitetura da UMC, tema: Urbanismo, Abril de 2010.

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