Monday, April 18, 2011

Postes de Rede Elétrica / Iluminação

Por Patrícia Tanaka Gomes
A aula de hoje foi iniciada com mais um elemento urbano; Postes de Rede Elétrica.
O poste que é colocado na via pública sempre deverá ser autorizado pela prefeitura. Já o serviço de eletricidade é uma concessão estadual, feito por empresas como; Eletropaulo, Bandeirantes e etc. A partir deste ponto se inicia um conflito, pois depois que a Prefeitura dá a autorização para a colocação de um poste, mas para relocar ou retirá-lo deve ser pago uma taxa para tais empresas, citadas já acima.
Um ponto negativo dos postes de eletricidade é a poluição da paisagem, pois é cheio de fios e há a falta de disciplina para a colocação destes. Também outra negatividade é o grande número de ligações clandestinas feitas neles, então é necessário ter toda uma equipe da empresa para desligar estas ligações. Porém, sabemos que a empresa não chega a desligar todas, pois todo o valor irá para nossas contas.
Não se observa rigor na disciplina da Prefeitura referente à localização dos postes, pois já vimos várias situações com postes no meio das calçadas, ou ocupando toda a calçada, quando muito estreitas.
Os postes comportam os fios de luz, TV a cabo, telefonia e fibra ótica. Há a grande possibilidade de ser tudo feito no subterrâneo, assim como já é feito em alguns lugares, mas até o momento ainda não vemos grande interesse no governo em praticar esta possibilidade.

Patrícia Tanaka Gomes é aluna da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, Tema: Urbanismo, Abril de 2011

No comments: