Wednesday, April 13, 2011

Estacionamento

Por Paula Yoshikado

Na aula de hoje, o elemento urbano foi o estacionamento. O estacionamento foi feito inicialmente na via pública para paradas de curto tempo. Foi mais desenvolvido nos Estados Unidos, por conta da industria automobilística, inicialmente de pequeno porte, mas que tornaram dimensões maiores com o tempo e exigindo em conseqüência, vagas e espaços de manobra maiores.
No inicio, os carros paravam nas ruas, depois o numero de carros aumentou e foram criados os estacionamentos de carros.
Os estacionamentos crescem em capacidade e surgem os especialistas em dimensionar os espaços de circulação.
Depois de uma fase de carros grandes a crise do petróleo trouxe os carros econômicos e menores, gerando estacionamentos diferentes para vários tipos de carro.
A quantidade de carros aumentou pelo desenvolvimento tecnológico mas principalmente devido à acessibilidade ao crédito. Poucos tinham capacidade de consumo de carros, e o sistema de crédito facilitou a aquisição de carro, tornando-os mais populares.
Nos EUA as ruas foram feitas mais largas, facilitando a circulação dos veículos. As ruas largas tiveram origem na necessidade de prevenir alastramento de incêndios por quadras, tomando como referência o grande incêndio de Londres.

Paula Yoshikado é aluna da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC. Tema: Urbanismo, abril de 2011.

No comments: