Sunday, April 24, 2011

Estacionamentos
Por Rogério do Nascimento Santos
É quase impossível falar sobre estacionamento e os tipos existentes, sem fazermos uma volta ao passado para relembrar do seu surgimento e necessidades.
Com o avanço da tecnologia e conhecimento humano que desde a antiguidade utilizavam animais como meios de transporte de cargas e locomoção, já existiam nesta época um local apropriado para os homens deixarem seus cavalos ou carroças próximos aos locais dos comércios. Com o passar dos anos estes meios de transportes foram ultrapassados pela era automotora com pequenos carros que a principio transportavam apenas duas pessoas. Poucas famílias que tinham poder aquisitivo para isso. Com a construção de carros em serie e com melhores condições para compra, estes veículos crescem em quantidade e começam a enfrentar um problema: onde estacionar. Diante deste novo quadro foram criadas normas e leis regulamentando os estacionamentos. Como os carros existentes não eram tão grandes as vagas ficaram limitadas a 2,20m de largura X 2,80m de comprimento para carros que paravam uns atrás dos outros.
À medida que as cidades cresciam e se expandiam os centros comercias tornou-se cada vez maior a necessidade de melhoria dos estacionamentos, para modelos então maiores. E era de grande interesse dos comerciantes criar condições mais confortáveis para seus clientes e visitantes.
Muitos carros, muitas manobras em estacionamentos e ocorrências de pequenos arranhões e batidas exigiram locais melhor planejados e de manobristas, em alguns casos.
Diferença entre estacionamentos e garagem.
Estacionamentos: É o nome dado ao terreno ou qualquer outra estrutura onde os motoristas possam estacionar os seus carros em áreas demarcadas. São construídos para um período de curta permanecia podendo em alguns, que o proprietário tenha uma permanência de tempo maior, ou seja, os chamados mensalistas, usam estas vagas como se fossem garagens pagando um valor diferenciado dos outros clientes.
Garagem: Geralmente utilizado para um período de maior permanência na maioria das vezes sendo cobertos, como em casa ou apartamentos.
O numero de carros já é tão grande nos dias de hoje que em alguns lugares é impossível encontrar vagas para estacionar.
Surge então um novo conceito entre os comerciantes e empresários do ramo. Os chamados DEPARTAMENTS STORES e os Shopping Centers lugares onde vendem de tudo,concentrando num só local vários tipos de mercadorias diferentes, dotados de praças de alimentação e outras necessidades. Para que tal empreendimento de certo é necessário um estudo detalhado da quantidade de publico a ser atingida para se ter uma idéia da demanda do numero de vagas, podendo ser estas no próprio terreno, ou no subsolo da edificação ou ainda nos andares acima do mesmo. Em alguns centros comercias existem prédios que foram modificados para atender a estas necessidades de estacionar contando com a ajuda de manobristas ou funcionários para atender e auxiliar os motoristas. Hoje por lei é obrigatório ter um numero de vagas para pessoas portadoras de deficiência e para os idosos.
Rogério do Nascimento Santos é aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, tema: Urbanismo. Abril de 2011.

No comments: