Monday, April 18, 2011

Viadutos e Pontes

Por : Patrícia Tanaka Gomes
A aula de hoje se iniciou sobre dois Elementos Urbanos; Viadutos e Pontes.
Viaduto é a solução de uma encruzilhada, ele é uma obra viária que se sobrepõe a via pública para facilitar o trânsito, servindo para manter a continuidade da via quando ela se encontra com algum obstáculo. Existem vias com larguras suficientes para se construir um viaduto, há outras que não. O viaduto dificulta a vida da “cidade”, ele dificulta as moradias e os comércios que se encontram próximo a ele.
Há também a passagem subterrânea que é o oposto do viaduto, lembrando que passagem subterrânea não é o mesmo que túnel. Ela traz outros impactos, pois tudo que está no subterrâneo deverá ser alterado, como a canalização – água, esgoto, eletricidade, gás, águas pluviais, lençol freático, tipo de solo e etc. O sistema de captação da água da chuva deverá ser bem dimensionado para não ocorrer alagamentos. Praticamente toda passagem tem tratamento acústico nas paredes, e também deve ter iluminação e ventilação 24 horas.
O Elevado Minhocão na cidade de São Paulo é uma via expressa elevada que foi construída com a intenção de diminuir o trânsito das avenidas de São Paulo, pois como eram centrais não poderiam ser ampliadas, então a solução foi construir o elevado para a capacidade de tráfego aumentar. O Minhocão tem recebido muitas críticas desde que foi feito, muitos dizem que ele não melhorou em nada para a cidade, pois contribuiu significativamente para acentuar o processo de deterioração do centro expandido, tratado com menosprezo pelos órgãos governamentais. O urbanista Jaime Lerner declarou que o viaduto é apenas um objeto que serve para ligar um congestionamento a outro. O Centro de São Paulo ficou isolado, muitas atividades econômicas foram se deslocando e se expandindo para outras centralidades, como a Nova Avenida Faria Lima, alavancado por uma Operação Urbana, a Avenida Luis Carlos Berriini que se consolidou com a implantação da Av. Águas Espraiadas, etc. Hoje existe um plano da Prefeitura para a demolição do Minhocão.
Patrícia Tanaka Gomes é aluna da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC – Tema: Urbanismo, Abril de 2011.

No comments: