Tuesday, April 19, 2011

Sistema Viário e transportes
Por Eduardo Velasco

No sistema viário existe uma tendência de valorizar o veículo não motorizado dando adequada infraestrutura para a circulação desse meio de transporte. Esse conceito é aplicado em países como Holanda e Dinamarca, países que possuem grande número de ciclistas e ciclovias. Nas ciclovias devem-se deixar espaços largos e generosos, para os ciclistas transitarem com tranquilidade e conforto.
Ao entrar em um local, ou em um bairro deve-se ter confiança no espaço publico, com placas informativas (horário de funcionamento, localidades, etc...).
Com o crescimento desigual das cidades as ruas não crescem tendo seu tamanho e capacidade estagnada diferentemente dos lotes e bairros, que sempre tendem a crescer em área construída, gerando assim um caos urbano, pois com o seu crescimento as ruas e acessos viários não comportam a demanda da cidade. Para evitar tais desequilíbrios urbanos há algumas soluções para expandir o sistema viário, como;
• Evitar as desapropriações.
• Evitar consumir áreas verdes e margens de córregos.
• Criar estruturas subterrâneas ou aéreas de menor impacto urbano.
• Criar norma de uso do solo subterrâneo para as cidades.
• Buscar correlação de “solo privado” com “solo criado” publica.

O urbanista não é bem visto no meio politico, pois ele apresenta soluções que são muitas vezes contra os interesses políticos de diversos grupos do governo.
Como exemplo dessas medidas, o rebaixamento em túnel da linha ferroviária nas áreas centrais das cidades, que apenas recentemente tem sido cogitado, depois do exemplo de Maringá, PR, para as cidades de Pindamonhangaba,SP, e São Paulo, SP.
Há outras medidas também como:
• Viaduto tipo túnel aéreo com tratamento acústico em Kobe (Japão).
• Passagem elevada a meia altura dos prédios (Steven Holl).
• Túnel do Projeto MUSE ( Paris), de travessia do centro.


Outro aspecto que não podemos deixar de citar são os meios de transporte que circulam nas grandes cidades. Há veículos que transportam diferentes tipos de cargas, cada um tendo velocidade, capacidade e percurso, distinta, cabível a cada função. Há de haver diversidade de transportes nas cidades, com diferentes horários de paradas para atender com qualidade a todos.
Se um dos tipos de transporte não funcionar adequadamente, essa deficiência acabará prejudicando outros meios de locomoção da cidade, pois todos os meios de transporte de um único meio urbano estão interligados.
Nos transportes coletivos o principal elemento é esquecido: os passageiros. Infelizmente os eles são vistos como simples cargas. Para o transporte público ter um serviço em excelência deve-se oferecer um serviço de qualidade ao passageiro em toda a travessia, desde ao ponto de onibuis até a última parada de ônibus.Enfim, uma viagem urbana de qualidade.
No caso de transportes de carga a inflação prioriza o transporte rápido por causa da crescente alta dos preços. Uma solução interessante é o transporte aéreo que viabiliza a entrega rápida, porem exige alta despesa para oferecer esse tipo de transporte.
Com a estabilidade da moeda no Brasil, o sistema ferroviário ganhou projeção, porem o transporte fluvial continua a crescer apenas de forma modesta.
O sistema viário sustentável e feito com o intuito de causar menos impacto possível ao meio ambiente, muitas vezes ate utilizando recursos naturais para poder fazer o seu traçado de via.

Eduardo Velasco é aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, Tema: Urbanismo, Abril de 2011.

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