Friday, April 01, 2011

Parque

O que tem no Parque?
Tem que ter agua?
Pode ter quadras para esportes coletivos e individuais.
Esportes individuais, apenas uma pessoa participa, não tem encrenca com outro.
Esporte em grupo (coletivo), um joga culpa no outro.
Tem que ter lugar sossegado, para comer e fazer piqueniques.
Um bom exemplo seria o Central Park – Nova York, os apartamentos de luxo são voltados para ele, dentro dele existe zoológico, praça de eventos e lugares comuns.
Dentro do Central Park, foi projetado um lago, para onde é drenada as águas das chuvas.
Em si, o parque deve atender crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Frederick Olmstead Low, paisagista americano, que fez o projeto do Central Park – NY achava que o parque tem que ter árvores grandes.
Ao longo do curso do rio, é preciso manter a mata ciliar, pois as vegetações estão mais certas de que sobreviverão. Por isso deve-se começar o projeto pela água, das margens e depois para a terra.
Relevo
Em áreas que não tem relevo, cria-se um. Um exemplo seria o Parque Vila Lobos, onde uma faixa de terra, retirada do metrô, foi criada para conter o barulho dentro do parque.
Considerar o fator tempo, pois quando tiver passado 5 anos, como será?
Hoje tem uma paisagem, como será no futuro?
Temos que prever na inauguração como estarão as plantas. Pois provavelmente as plantas que estão planejadas para o local demoram a crescer, adaptar e se desenvolver. Com isso temos que plantar árvores de crescimento rápido até que as projetadas se desenvolvam, e quando adultas possam tomar o lugar das de crescimento rápidos que cumpriram a função de oferecer o visual de massa vegetal na paisagem.
Os parques poderiam ser usados aos sábados e domingos, e uma parte dele ficaria aberta no período da noite, para uso de pessoas que trabalham durante o dia e façam caminhadas a noite.
Como estacionar?
Cada carro ocupa 25m² de chão. Para economizar essa área de chão, o estacionamento pode ser subterrâneo, mantendo-se a área verde. Pode-se ter um número reduzido de vagas para pessoas com necessidades especiais, complementado por um estacionamento distante do parque (remoto).

Paula Yoshikado é estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, abril de 2011.

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