Wednesday, April 20, 2011

VLT

Por Rodrigo Kamimura

Nesta aula falamos sobre os VLT - Veículos leves sobre Trilhos, e foram citadas todas as suas vantagens em relação aos outros meios de transporte públicos, e também toda sua funcionalidade em harmonia com o espaço em que ele se encontra.
Existem ruas que não podem entrar automóveis, e se for preciso chegar nessas ruas, às vezes é necessário deixar o carro longe por carência de estacionamentos perto do local onde você necessita chegar. A vantagem é quando existe um estacionamento onde passa esse VLT, possibilitando ir de VLT até o local vedado à circulação de carros.
Outra vantagem, ele tem janelas enormes, com isso durante todo o caminho é possível apreciar as pessoas e paisagens, o que não seria possível se estivesse dirigindo um carro, necessitando prestar atenção em placas e na rodovia.
Mais uma vantagem, o relevo dos trilhos do VLT, é quase imperceptível, ou seja, ele pode ficar no caminho das pessoas que não corre o risco delas tropeçarem. Sendo assim pode cruzar em passarelas e calçadões e não interferir na dinâmica da rua. Por ter o piso em nível, ele cria uma acessibilidade muito boa, para os cadeirantes, usuários de carrinhos de bebe, e bom até para pessoas idosas ou com alguma dificuldade de locomoção.
Por ser um veiculo leve, não é necessário obrigatoriamente que ele fique no solo, é possível criar pontes ou elevados. Ele permite que você crie prédios públicos que tenham acesso e paradas para o VLT, assim como pode ter "pistas" com curvas bem sinuosas já que o material que é feito esse caminho permite fazer essas curvas.
Outra vantagem, o veiculo leve sobre trilho, não necessita ter um piso de concreto como os trens tradicionais necessitam para não descarrilhar. Por isso ele é leve, e por esse motivo não necessita de uma força muito grande para se locomover.
Nos anos 80 e 90, na cidade de Detroi, EUA, foram criadas circulações elevadas em dois níveis, a aproximadamente 5 metros acima da rua para o VLT, e uma outra circulação de pedestres mais abaixo.
O que temos de vantagem com isso é que temos esse caminho que liga vários prédios. O veiculo é ligado (tem sua estação) em somente alguns prédios, e a ligação aos demais é feita pela passagem de pedestres.
Essas passagens de pedestres, são cobertas com vidro e tem ar condicionado, então são acessíveis tanto em tempos de calor, como em tempos de chuva. Essas passagens ligam todos os prédios, tendo lojas e serviços diversos. Mesmo com camada dupla de vidro e ar condicionado, as passarelas em dia de calor intenso necessitavam de muita energia para refrescar o ambiente, então as passarelas posteriores foram feitas parcialmente com vidro e não inteiramente como as primeiras.
Esses sistemas de bondes e trens estão em constante pesquisa relacionadas a posição dos assentos, local ideal das portas, para melhorar o fluxo nos horários diversos e agradar o usuário. Os trilhos dos VLTs podem situar-se abaixo ou acima dos vagões, cada um com suas vantagens e desvantagens.

Ele tem que ser atraente, assim necessita reduzir o barulho, ser bonito, ter uma forma familiar e uma escala mais próxima da escala urbana.

Rodrigo Kamimura é aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, Tema: Urbanismo, Abril de 2011.

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