Sunday, April 17, 2011

Transporte Urbano VLT
Por Carlos Alberto Santana
Bonde ou modernamente VLT – transporte eficiente, vinculado ao meio urbano, circula por ruas centrais e de pedestres vindo de algum estacionamento remoto e transportando as pessoas para seus destinos no centro. O sistema funciona muito bem pois no centro das cidades européias não pode entrar automóvel, donde a idéia do estacionamento remoto com custo vinculado com esse meio de transporte. As janelas do veiculo são grandes, para que de dentro do VLT se possa ver as vitrines e as pessoas na área de pedestres. Os trilhos são rentes ao nível da pavimentação evitando tropeços de pedestres e acesso de veículos sem solavancos. É possível dotar o sistema com um alerta de aproximação, seja sonoro ou por vibração do piso.
Os VLTs não se limitam a trajetos nas vias públicas, podendo passar por áreas privadas, por dentro de prédios, ao nível do térreo ou aéreo, possibilitando estações em locais seguros e práticamente nas entradas dos prédios.
Estações de VLT podem se tornar referenciais urbanos como no caso de uma estação em Estrasburgo, França, onde uma cobertura circular em vidro transparente é um ponto de destaque, seja para localizar o ponto do VLT, como para indicar um local de destaque, enfim, um referencial urbano.
Outro exemplo de destaque e referencia é a linha de VLT construída em Orlando, Florida, EUA que circula em estrutura aérea passando por dentro de alguns prédios, onde provavelmente se encontram as estações, desta forma facilitando as operações de embarque e desembarque e de acessibilidade aos prédios.
Normalmente os pisos dos vagões de trem tem uma base de concreto com a função de ter peso para fazer as curvas sem descarrilamentos . Os VLTs podem ter
controles tipo detector de descarrilamentos, terem centro de gravidade mais baixo, velocidades controladas, evitando assim o uso do sobrepeso e melhorando as condições de transporte com menos peso e menos consumo de energia.
Um exemplo de VLT em estrutura elevada existe noBarra Shopping - Rio de Janeiro, que possui uma estação de bonde e sua estrutura circula entre as áreas de estacionamento e as entradas do Shopping..
Nos anos de 80 e 90 foram executados os Elevated (elevado) em Detroid (EUA ) , e as vias de pedestres elevadas, com a função de interligar os prédios por vias aéreas com veículos e à pé. A linha ferroviária circula a 7 metros do chão, enquanto as passarelas de pedestres a cerca de 5 metros.,
Tanto os trilhos como as passarelas de pedestres ao adentrarem os prédios encontram galerias de comercio e de serviços. Passarelas possuem fechamentos curvos de vidros para proteger os usuários do calor e neve. As novas passarelas diminuíram a área envidraçada para economizar energia com calefação ou refrigeração.
A forma do veiculo urbano é essencial para seu relacionamento com a escala humana, e porisso os novos veículos têm piso rebaixado, e portanto a sua altura externa, assim como o uso de amplas janelas, aumentando a transparência e reduzindo a aparência opaca e volumosa.. O desenho de veículos mais articulados parece torná-los mais flexíveis e menos duros, ao mesmo tempo em que permite uma circulação por um corredor continuo no seu interior. O transporte coletivo com todos os passageiros sentados, acesso rápido, interior climatizado e design de formato compacto mas confortável, que permita realizar algumas tarefas rápidas durante a viagem, ainda está em elaboração.
Muitas obras que escavam o subsolo, como a de drenagem, adutoras ou de túneis de metrô, e relocam as infraestruturas subterrâneas, após a obra, recolocam os tubos e cabos onde estavam anteriormente. Nessa operação, como recomenda o Banco Mundial, poderiam ter obras planejadas em conjunto com as concessionárias e construir uma galeria de utilidades, evitando-se assim futuras escavações para acessar as instalações subterrâneas, com grandes ganhos para a cidade que evitaria interrupções de transito e de acesso aos prédios.
Carlos Alberto Santana é aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, Tema: Urbanismo, Abril de 2011.

No comments: