Tuesday, April 05, 2011

Estacionamento

Um dos maiores problemas das grandes cidades está no envelhecimento dos centros urbanos associados a falência da infra-estrutura viária para receber um transito cada vez maior.
Estacionar o carro no centro de São Paulo ou de qualquer outra grande cidade não é tarefa fácil. Além do estresse com congestionamentos, roda-se muito para achar uma vaga na via pública ou fica-se sujeito a pagar o preço por um espaço em um estacionamento privado.
Quem preferir pagar para estacionar, provavelmente vai guardar o carro em um estacionamento irregular, sem alvará de funcionamento, que também não contam com seguro para danos causados por acidentes naturais ou mesmo furtos. Em média, são cobrados R$ 6 por hora. Preço que pode chegar R$ 10 nos períodos de mais movimento, como o carnaval. A diária custa de R$ 15 a R$ 25.
Um dos problemas dos estacionamentos foi a de adaptar o tamanho das vagas de acordo com o tamanho dos carros, pois de veículos pequenos no inicio dos anos 20, no século XX, passaram a grandes dimensões nos anos 60 e nos anos 90 foram compactados por conta da crise do petróleo e carros econômicos.
Os primeiros carros eram difíceis de manobrar, o que era feito por manobristas em estacionamentos. Com a evolução tecnológica o dirigir tornou-se mais simples e as manobras nos estacionamentos passaram a ser feitos pelos próprios motoristas. Isso exigiu que especialistas em estacionamentos cuidassem dos dimensionamentos de vagas e áreas de manobras que facilitassem o acesso desse publico e evitassem acidentes com as pessoas e os veículos.
Novos espaços nas regiões centrais trouxe a necessidade de se buscar soluções criativas devido ao aumento da densidade de armazenamento de veículos em determinados locais.
Depois surgiram os Departament Stores , empresas que vendem de tudo e que junto com os Shoppings Centers tornaram os estacionamentos essenciais para o seu desempenho comercial. Os estacionamentos nesses centros comerciais foram planejados com numero de vagas suficientes para atender a datas especiais com o intuito de dar a certeza de que o consumidor sempre encontrará onde estacionar, independentemente da data, dia da semana ou condições climáticas. Essa disponibilidade traz séria concorrência com o comércio de rua, onde a disponibilidade de vagas é incerta, mesmo com a implantação das Zonas Azuis.
.Existem especialistas que definem essa proporção demandada de vagas
Na década de 60 surgiram os estacionamento automatizados que vem sendo aperfeiçoados com uma integração de equipamentos elevatórios e edificação, que tem resultado em prédios de formas interessantes, sem o brutalismo dos prédios-garagem pioneiros.
Hoje em dia é difícil ter lugares edificados, principalmente em zonas adensadas onde não exista estacionamento e funcione. Na maioria dos shopping Centers o serviço de estacionamento é terceirizado. A empresa contratada para operar o estacionamento nem sempre participa desde o início, do projeto dos empreendimentos. Isso explica algumas deficiências de funcionamento de alguns estacionamentos terceirizados.

Finalizando, pode-se afirmar que os estacionamentos deveriam ser tratados com mais seriedade na hora da sua concepção pois, se bem projetados poderiam trazer custos- benefícios maiores para seus empreendedores e usuários.
Carlos Henrique Leite Pereira – aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC – tema: Urbanismo, abril de 2011.

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