Wednesday, April 20, 2011

SISTEMA VIÁRIO
Por Rogerio Nascimento Santos
As vias hoje existentes têm a sua formação bem antiga ou para ser mais preciso, nas zonas rurais, que até então não possuía um sistema viário adequado, contando apenas com pequenos caminhos feitos pelos próprios moradores locais. Naquela época existiam poucos comércios e os moradores não tinham um local definido para efetuarem as suas compras ou vendas, alem disto as casas eram bem afastadas de vizinhos ou qualquer outro tipo de estabelecimento. Com o passar dos anos e com o crescimento de alguns vilarejos e também dos comércios, as pessoas sentem a necessidade de uma via que os levassem até a cidade ou outras regiões utilizando condução por tração animal.
O Municipio cria Leis Urbanas para disciplinar o crescimento das cidades, incluindo os cerca de 25% destinado a vias publicas, seja para atender a necessidade de circulação como para legalizar os lotes urbanos.
Mesmo com estas diretrizes tomadas pelo Município e a crescente urbanização, os loteamentos e condôminos locais mal projetados e planejados se tornaram o grande vilão da malha urbana, dificultando assim um caminho que poderia ser bem mais rápido e eficiente.
Surgem então os tipos de vias que estamos mais habituados a usar:
• Vias locais
• Vias coletoras
• Vias arteriais
• Vias expressas
Rogerio Nascimento Santos é aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, Tema: Urbanismo, Abril de 2011.

No comments: