Sunday, April 17, 2011

Rotatórias

Por Carlos Alberto Santana
Um dos assuntos ligados ao trânsito, objeto de discussões,são as rotatórias. Vejo diversas pessoas achando que o problema do trânsito possa ser resolvido com a retirada e substituição das rotatórias por semáforos. Não poderia haver maior engano. Se isso for feito, estaríamos indo na contramão do desenvolvimento. Mas quais seriam as vantagens das rotatórias? São muitas. Entre elas podemos citar a possibilidade de conversão para qualquer lado. Em cruzamentos com semáforos não se pode virar para a esquerda, a menos que os sinais sejam programados para três tempos, o que aumenta muito o tempo de espera. Se observarmos o trânsito nas rotatórias antigas, motivo de crítica às rotatórias e que foram sanadas nas rotatórias modernas, veremos que as vias que possuem mais carros ficam com a preferência, o que não acontece nas rotatórias atualizadas que equilibra igualmente o fluxo de trânsito.
Em uma rotatória, sempre existe movimento continuado, com poucas esperas pela vez de entrada, ao contrário dos semáforos em que ficamos parados esperando que ele abra enquanto na outra rua não existe nenhum carro passando.
A rotatória requer pouca manutenção, diferentemente dos semáforos que precisam de manutenção constante e muitas vezes ficam funcionando precariamente. Tem baixo índice de acidentes. Tentem comparar o índice de acidentes em semáforos com o das rotatórias.
Carlos Alberto Santana é aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, Tema: Urbanismo, Abril de 2011.

No comments: