Sistema Viário Urbano
Por Patricia Tanaka Gomes
O tema desta aula foi Sistema Viário Urbano. O sistema viário é uma das coisas mais importantes e permanentes de uma cidade. De todos os subsistemas de infra-estrutura urbana, o viário é o mais caro e delicado. Nós estamos vivendo em uma desorganização do espaço de nossas cidades, e procura-se encontrar formas para discipliná-los. Abaixo se inicia algumas soluções discutidas em sala a para a melhoria deste sistema.
Espaço viário compartilhado: Compartilhar o espaço minimizando as interferências de rede.
Separar velocidades e portes: Separar áreas privadas de públicas, medidas bem dimensionadas. As áreas são divididas em 4 – Privada / Semi-Privada / Pública / Semi-Pública (Exemplo: Um barzinho é uma área semi-privada / Um estacionamento de rua, utilizada para uma farmácia é uma área semi-pública).
Valorizar o não motorizado: Criar espaços maiores para ciclistas e com segurança.
Sombras e plantas: Deve ter espaços agradáveis e confortáveis, a vegetação quebra a rigidez da construção, gerando um lugar conservado e limpo.
Confiança: Boas sinalizações para passar segurança e confiança ao condutor.
Crescimento igual: Evitar que as áreas cresçam diferenciadas, pois atualmente a área privada cresce cada vez mais rápido que a pública.
Possíveis re-equilíbrios: Evitar ocupar áreas verdes e margens de córregos.
Em seguida o professor passou a mostrar alguns bons exemplos de soluções para um melhor sistema viário em vários países. São:
Túnel no centro ( Paris).
Passagem elevada à meia altura dos prédios ( proposta)
Galerias subterrâneas de águas pluviais ( Tokyo).
Vias elevadas para carros e pedestres ( China).
Shopping subterrâneo ( Montreal)
Nós não podemos falar de sistema viário sem mencionar os transportes. Há uma grande diversidade nos tipos de veículos que trafegam pelas ruas, sendo veículos leves, médios e pesados, e também circulam pessoas. Há o transporte coletivo, que requer boa pavimentação e manutenção. Os pontos deveriam ser confortáveis e seguros, e as viagens de boa qualidade. Na Inglaterra os pontos de ônibus são envidraçados, pois há épocas em que faz muito frio.
Referente às cargas e inflação, vemos que a alta inflação dá prioridade ao transporte rápido. A aviação fica com produtos de valores altos e a rodovia (caminhões) com o restante, já a hidrovia está sendo pouco usada. O transporte fluvial é modesto, produtos com baixo valor são encaminhados por hidrovias e ferrovias. Nós precisamos obter uma circulação rápida, mas ela necessita ter um diálogo com o local, seu entorno.
É importante ter a diversidade de meios de transporte e adequação às demandas.
Patricia Tanaka Gomes é estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, Tema: Urbanismo, Abril de 2011.
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