Tuesday, April 19, 2011

VIADUTOS E PONTES

Por Eduardo Velasco
Viadutos são como pontes pois eles têm como função principal não interromper o fluxo.ou vencer desníveis. Esse equipamento urbano é comum em cidades com grande fluxo de automóveis, que possuem vias expressas.
Na construção de um viaduto há a necessidade de um área extensa para que se possa ter uma rampa em cada extremidade, com inclinação de 10%.
Há também a preocupação com o entorno do viaduto, pois com a falta de visibilidade somada ao trafego intenso os comércios próximos urbano acabam falindo.Para tentar evitar essa situação pode-se optar por passagens subterrâneas, porém há de observar várias interferências, como as canalizações, o lençol freático, o tipo de solo da região, etc...
Em São Pauo há o famoso caso do Elevado Costa e Silva, o minhocão, uma via expressa que causa muita polêmica entre os arquitetos.
Idealizado por Faria Lima, durante seu governo, de 1965 a 1969. O Minhocão não se trata propriamente de uma obra de arquitetura, mas sim de engenharia, mas causou um impacto inegável na paisagem urbana da região central de São Paulo. Idealizado na gestão de Faria Lima (1965-69), o projeto foi abandonado devido à reação negativa dos técnicos e da população.
Em 1970, Paulo Maluf, em sua primeira passagem pela prefeitura, ressuscitou a idéia durante seu governo e, após 11 meses de obras, o Minhocão abraçou o espaço da Praça Roosevelt, na Consolação, até o Largo Padre Péricles, em Perdizes, passando por cima da Rua Amaral Gurgel e da Avenida São João. Ele passa a cinco metros dos prédios de apartamentos. Tem 3,4 quilômetros e liga a região central à zona oeste da cidade. Entre as críticas que já recebeu, foi chamado de “cenário com arquitetura cruel” e “uma aberração arquitetônica”. Até hoje não é bem visto pela população da região, que teve seus imóveis desvalorizados e teve de ver a deterioração do local. Em 1976, cinco anos após sua inauguração, o Minhocão passou a ser interditado à noite. A medida foi adotada para evitar os acidentes noturnos, que tinham se tornado rotina e para diminuir o barulho na região. Em novembro de 1989, a então prefeita Luiza Erundina determinou que o elevado fosse interditado das 21h30 às 6h30.

Desde 71, quando o Minhocão foi aberto, o trânsito na via expressa só era permitido a carros de passeio e motocicletas. Em 94, tentou-se instalar uma linha de ônibus, que foi criticada até a idéia ser abandonada, poucas semanas depois, por não ter se mostrado viável economicamente. Em 94, ocorreram 14 acidentes no Minhocão, segundo a CET. No ano seguinte, foi feita uma reforma em uma das curvas para tentar evitar os freqüentes acidentes no local.
Eduardo Velasco é aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, Tema: Urbanismo, Abril de 2011.

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