Elementos Urbanos (Rotatória / Lombada / Zona Azul)
Por : Patrícia Tanaka Gomes
O tema da aula de hoje foi sobre Elementos Urbanos. Os elementos discutidos foram:
Rotatória- Lombada ou Quebra Molas
Zona Azul
Rotatória
A rotatória é como uma praça de forma circular, servindo como ponto de mudança de rotas de viagem sem a utilização de equipamentos elétricos tipo semáforo. Encontramos e discutimos algumas vantagens referentes à rotatória, são elas;
• A rotatória funciona como um retorno.
• Na rotatória a velocidade é funcionalmente reduzida para 25 a 30 km/h.
• Há redução no número de acidentes.
• Não necessita de semáforos, sendo por isso de manutenção mais barata.
Percebemos que a rotatória é como um “semáforo” que está sempre em transição, mas não tem os seus três tempos de luzes. No entanto, na rotatória ninguém se manterá o dia todo esperando acabarem os carros, todos entram nela quando há uma chance de fazer a passagem.
Lombada ou Quebra Molas
As lombadas, também chamadas de quebra molas têm a função de redução da velocidade do veículo. Em trechos com lombadas, os motoristas são obrigados a reduzir a velocidade, pois passando em alta velocidade corre o risco de danificar a suspensão do carro, até mesmo o próprio carro.
Zona Azul
A zona azul é caracterizada como um estacionamento rotativo pago, servindo para disciplinar o espaço urbano, permitindo maios oferta de estacionamento. Uma desvantagem da zona azul é o fim da carência de 15 minutos, pois não há mais a possibilidade de parar o carro por um curto espaço de tempo em área de Zona Azul sem ter que comprar um cartão. Não devem acabar com os quinze minutos de carência, porque assim as pessoas irão pagar por uma hora inteira e estacionar por pouco tempo. A carência da Zona Azul deve funcionar como os 15 minutos destinados para paradas rápidas em frente às farmácias.
Patrícia Tanaka Gomes é aluna da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, Tema: Urbanismo, Abril de 2011
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment