Wednesday, April 20, 2011

ESTACIONAMENTO
Por Eduardo Velasco


Os carros de antigamente não possuíam o tamanho dos carros atuais, tendo ele aumentado com o tempo, graças a intenção de melhorar o seu desempenho em busca de maior potencia. Porém torna-se um dilema, pois para aumentar a potencia tem que aumentar o tamanho do carro, logo tendo de aumentar o espaço que abrigará o veículo.
Com o maior uso dos carros pelas pessoas, havia o temor dos motoristas entrarem nas áreas destinadas a abrigar veículos e provocarem acidentes. Para isso acabou surgindo os especialistas em estacionamentos.
No estacionamento não dá pra adaptar as vagas de acordo com cada modelo de carro, pois eles são de variados tamanhos e formatos. Então foi criada uma vaga universal espaçosa que poderia abrigar um veículo de grande tamanho.
A ideia inicial era criar estacionamentos planos sem rampas facilitando a locomoção dos carros, porem com a popularização dos veículos começou a surgir estacionamentos com mais de um pavimento, assim obrigando a ter rampas.
Nos shoppings centers há uma relação direta entre o número de vagas e o tamanho da edificação, sendo esse numero de vagas estabelecido por especialistas em estacionamentos. Cada vaga ocupa 25m², pois deve-se levar em conta não apenas a área da vaga e sim todo o espaço para a manobra do veículo. Não há uma regra que especifique as dimensões das vagas de estacionamento já que podem variar de acordo com o espaço e o tipo de veículo que comporta, contudo existem algumas recomendações.
Em estacionamentos para veículos de passeio onde se param carros uns atrás dos outros recomenda-se um espaço mínimo de 5,80 m de comprimento por 2,20 m de largura em cada vaga. Onde se param carros emparelhados recomenda-se um espaço mínimo de 5,30 m de comprimento por 2,30 m de largura.
Para qualquer conjunto comercial dar certo é fundamental que tenha estacionamento. Caso o local não tenha espaço físico para tal, há a opção de terceirizar o serviço de vagas para empresas privadas, sendo que nesse caso possa ter alguns problemas, que por muitas vezes essas empresas não possuem um estacionamento bem planejado, assim ocorrendo alguns acidentes.
O estacionamento é um equipamento urbano que gera muita discussão, sendo que foi criado o conceito de que se deva diminuir a circulação de pedestres no estacionamento. Atualmente o planejamento de transportes não inclui estacionamento assim não prevenindo o excessivo gasto de poluentes dos carros, pois com a falta de planejamento no ambiente do estacionamento, os veículos ficam circulando à procura de vagas, causando transito e além disso ficam emitindo poluentes.
A tendência é de se implantar estacionamentos automatizados, reduzindo assim a possibilidade de falhas humanas nesses locais, seja por manobras dos próprios motoristas, ou por manobristas ou “valetes”.

Eduardo Velasco é aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, Tema: Urbanismo, Abril de 2011.

No comments: