Monday, April 04, 2011

Relatório sobre estacionamento

Estacionar é um problema desde o surgimento do carro nos Estados Unidos.
As garagens e ruas nos Estados Unidos eram largas, para que os motoristas pudessem manobrar com mais facilidade seus carros, pois na época os carros eram grandes e não tinham direção hidráulica. Com o passar dos anos os carros começaram a ficar mais confortáveis e com durabilidade maior, porém com a crise do petróleo eles tiveram que economizar e diminuir de tamanho.
Como começaram a surgir vários modelos de carros, os estacionamentos não poderiam ficar adaptando suas vagas para o modismo dos carros.
Na época, as pessoas não sabiam manobrar direito, então surgiram os manobristas, que ficavam encarregados de estacionar os veículos.
Com o passar dos tempos a indústria passou a produzir em maior quantidade e a custos menores, assim como adquirir carros ficou mais acessível por financiamentos mais longos. As pessoas com mais prática de dirigir passaram a manobrar seus carros até as vagas dos estacionamentos e passaram a exigir melhores acessos e vagas, surgindo então o especialista em estacionamentos, que eliminou as rampas desnecessárias e dimensionando as áreas de manobra, para que as pessoas tivessem mais facilidade para estacionar.
O estacionamento era primordial para os shoppings, pois as pessoas preferem ir às compras em locais onde encontrará onde estacionar com facilidade e segurança, garantindo-lhes um nível de conforto inexistente nos comércios de rua.
O estacionamento, não é simplesmente uma vaga, mas implica no sucesso ou insucesso da atividade, em especial a comercial, e por isso precisa fazer parte do planejamento do empreendimento. Hoje os estacionamentos de shoppings e de muitos empreendimentos são terceirizados, e para que sejam viáveis para terceiros, precisam ser dimensionados com dimensões de vagas e de áreas de manobras, assim como de equipamentos, já prevendo a sua terceirização.
Como os modelos dos carros começaram a ficar menores e as pessoas começaram a ter mais prática com a direção, as vagas diminuíram, ficando com no mínimo 2,30 x 4,50m.
Os estacionamentos automatizados funcionam praticamente sem a ajuda de manobristas, reduzindo as possibilidades de falhas humanas. Contudo, a automação implica em equipamentos, mão de obra especializada na operação e manutenção e provavelmente a importação de tecnologias.
Em muitas garagens automatizadas o equipamento é um elevador sofisticado, e eventuais falhas podem significar o bloqueio à retirada dos carros já estacionados, o que será um grande transtorno para os seus usuários.

: Erika Tiemi Ikehara - aluna da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, tema : Urbanismo, abril de 2011.

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