Tuesday, April 05, 2011

Trajeto de casa até o trabalho.
O trajeto começa na cidade de Arujá com destino a cidade de São Paulo.
Pela manhã sigo tranqüilo do meu bairro para o centro de Arujá num trajeto de trânsito livre. Ao passar pelo centro sou obrigado a fazer um caminho com lombadas e tartarugas redutor de velocidade, além de uma rotatória próxima à Rodoviária que serve para diminuir o trânsito e evitar acidentes, por ser essa a parte mais movimentada da cidade.
Em frente á rodoviária existem lombadas que são elevadas na altura da calçada, elemento urbano que visa reduzir acidentes em locais de trafego intenso de pedestres. Esse tipo de lombada, além de servir como obstáculo à circulação de carros em alta velocidade, prioriza a segurança dos pedestres em dois aspectos: 1) dá continuidade ao plano das calçadas, facilitando a travessia da rua sem rampas, e 2) coloca o pedestre em plano mais alto, portanto com maior visibilidade, no momento de travessia da via.l
Seguindo em frente vou pela Avenida Mário covas, uma via bem extensa que tem radares em 3 pontos para inibir os condutores a dirigir em alta velocidade, mas que tem a vantagem de evitar o pagamento do pedágio de Guarulhos, apresentando ótimas condições de trafego.
Saindo da Av. Mário Covas eu pego a Rodovia Pres. Dutra onde o trafego é sempre intenso nas manhãs de segunda a sexta. Neste caminho não pego radares e apesar do trafego intenso o trânsito flui bem. Ao pegar a pista expressa em direção à Marginal do Tietê, o transito melhora devido a quantidade menor de carros na pista expressa e o limite de velocidade ser de 110 km por hora e não de 90 km por hora como é na Rod. Pres.Dutra.
Ao chegar perto da ponte do Tatuapé eu pego a saída da pista expressa em direção a Radial Leste. Este trecho costuma ser tranqüilo mas havendo algum acidente ou carro quebrado em alguma das pistas, o transito já fica caótico, principalmente nos trechos onde não existe acostamentos, como a que sobe a ponte do Tatuapé e mais a frente em direção a Av. Salim Farah Maluf.
Saindo da Av. Salim F. Maluf eu pego a Radial Leste , trecho onde o transito é sempre mais intenso e as faixas de divisão da pista são mais estreitas. Os motoqueiros, nesse trecho, precisam redobrar a atenção nas ultrapassagens por espaços reduzidos. Nesse trecho o numero de semáforos é maior assim como o controle de tráfego conta com guardas da CET.
Da Radial eu saio em direção a Avenida 23 de Maio onde o transito nas manhãs é intenso porém a velocidade de tráfego de veículos é rápida e não costuma estar muito congestionado no horário da manha quando eu passo pelo local, por volta das sete horas.
Ao sair da Av. 23 de Maio passo em frente ao Parque do Ibirapuera, sigo em direção a Rua Padre Manuel de Nóbrega, depois em direção a Av. Pres.Juscelino Kubitschek até a Rua do Consórcio, onde fica localizado meu trabalho. Em todo esse trecho o transito flui normalmente. O tempo total que eu levo para chegar ao trabalho saindo de casa as seis da manhã é de aproximadamente uma hora e dez minutos durante a semana, No caminho de volta eu só pego a A. Pres. Juscelino Kubitschek, em seguida as Marginais de Pinheiros e Tietê, depois a Rod. Pres. Dutra, gastando em média uma hora para chegar em casa, mas lembrando que eu saio as três horas da tarde, ou seja não pego horário de pico.


Carlos Henrique Leite Pereira – aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, tema Urbanismo, abril de 2011.

No comments: