Wednesday, April 06, 2011

Tema: Observação do trajeto da residência / faculdade
Por Eduardo Velasco
No trajeto da minha residência até a faculdade, eu deparo com vários tipos de terrenos, equipamentos urbanos e paisagens.
Moro em Arujá, mais precisamente no bairro Jardim Imperial (Condomínio Arujá Hills 3). Ao iniciar meu trajeto logo encontro meu primeiro equipamento urbano, uma rotatória bem sinalizada que dista 200 metros da minha casa. Ainda no condomínio sou obrigado a passar por 2 penosas lombadas instaladas provavelmente com o intuito de inibir motoristas apressados.
Passando pela portaria passo por uma rua que tem uns 800 metros de distância, e em seguida sigo pela SP 088 , conhecida como Rodovia Mogi-Dutra. Para que eu possa acessar a estrada tenho que atravessar uma das faixas, e isso representa certo perigo, pois falta sinalização no local. A rodovia é mal iluminada nesse trecho o que dificulta a visualização dos veículos.


Imagem 01: Saída do condomínio até a MogiDutra

Na Estrada SP 088 passo por mais 2 lombadas, que teoricamente foram instaladas para evitar acidentes, mas que mal sinalizadas, acabam por oferecer um risco ainda maior. Em continuação, passo por baixo de mais um equipamento urbano, viaduto da rodovia Ayrton Senna. Ainda estou longe do meu destino.
A estrada tem uma boa pavimentação até o km 43, mas depois desse ponto, por causa dos caminhões que vem da rodovia Ayrton Senna, o piso começa a apresentar deformações e buracos.

Continuando, já começo a ver a cidade de Mogi das Cruzes do alto da serra, e é nessa hora que presto mais atenção, pois começa a descida da serra, com curvas acentuadas. Creio que seria interessante uma iluminação melhor nesse trecho, pois lá não há nenhum poste de iluminação.
Chego finalmente a cidade de Mogi das cruzes, e percebo que o fluxo de automóveis é bem maior. A pavimentação das ruas está bem comprometida com trechos esburacados.
Passo por 2 rotatórias (uma na perimetral e outra em frente a UBC) e logo após desço o viaduto do Shangai.
Logo me deparo com 3 semáforos que são necessários para que possa fluir o trânsito entre as ruas perpendiculares, mas que fatalmente acabam criando movimentação intensa de veículos devido às paradas.
Finalmente estaciono o meu carro no supermercado Dàvó por faltar vagas no horário em que eu chego a Mogi. Acho que deveriam criar mais vagas para atender aos estudantes da UMC.

Eduardo Velasco – estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC – Tema : Urbanismo, Abril de 2011.

No comments: