Sunday, April 17, 2011

ROTATÓRIA
Por Paula Yoshikado
Uma forma conhecida para definir a rotatória seria a de ser o Anti-semáforo, onde nele, o carro não precisa ficar parado esperando a sua vez, como no semáforo, e pode fluir, evitando a parada intermitente, onde o carro também perde sua eficiência.
Ao evitar essas paradas o carro além de não gastar mais combustível, polui menos, uma vez que o carro apenas diminui a velocidade sem a parada obrigatória.
Para vias menores temos a mini rotatória, uma adaptação da rotatória, para evitar a instalação de semáforo, poupando-se gastos com a instalação, manutenção e energia elétrica.
Na Inglaterra, temos exemplos de novas rotatórias, para as quais os motoristas tiveram que se readequar nas regras de transito, considerando as necessidades de segurança dos pedestres e dos ciclistas.
Essa readequação ajudou na diminuição de mais de 50% dos acidentes de tráfego. Os automóveis são obrigados a diminuírem a velocidade para entrar na rotatória pelas próprias condições de visibilidade nos cruzamentos com a rotatória, contribuindo para que os acidentes, quando ocorrem, serem em baixa velocidade e menos prejudiciais.
De acordo com o Código de Transito Brasileiro, os veículos que estão dentro da rotatória tem a preferencia, desde que não haja sinalização contraria a isso.
Paula Yoshikado é aluna da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, Tema: Urbanismo, Abril de 2011.

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