Saturday, October 27, 2012

UNIVERSIDADES



UNIVERSIDADES PRIVADAS E SUA ESTRUTURA
Por Fabiana P.Oliveira - Renata Ribeiro de Oliveira - Marlon Vinicius Lima

As Universidades desempenham um papel muito importante na formação dos profissionais de cada geração. Trata-se de instituições educacionais que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, gerando novos profissionais e melhorando a qualidade de vida no país. É valido estudar a importância do ensino superior, relacionar e comparar com Universidades modelos do exterior e encontrar um parâmetro que possibilite a melhoria na qualidade de ensino e estrutura educacional.
No Brasil e no exterior existem algumas universidades Privadas “modelo”, estas são bem estruturadas que se preocupam não só com a boa formação de seus professores, mas também com a qualidade do local de estudo e estruturas de apoio que possam atender as necessidades dos alunos, amparar as atividades de cada curso e possibilitar crescimento do entorno.
Seguindo este conceito, analisamos quatro universidades privadas sendo duas inseridas no Brasil e duas do exterior que apresentam uma multi-estrutura, que geram funcionalidade ao âmbito onde estão inseridas. Ao final da analise comparamos com a Universidade de Mogi das Cruzes – UMC.

ANÁLISE
PUC- PONTÍFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA
MINAS GERAIS-CAMPUS CORAÇÃO EUCARÍSTICO

Criado em julho de 1958,é uma universidade sem fins lucrativos, que investe seus excedentes financeiros em educação e cultura.
Possui uma excelente localização, facilitando o acesso dos alunos através de metrô, o que contribui para o desafogamento do trânsito local, assim como, a frequência dos alunos dita o ritmo das atividades comercias no entorno, gerando desenvolvimento econômico para a cidade.
Além disso, possui uma estrutura multicampi, ou seja, os cursos são divididos em vários prédios dentro de um imenso campi, cercado por área verde que traz funcionalidade e integração do público com o espaço.
.
UNIVERSIDADE PRESIBITERIANA MACKENZIE
Uma das mais reconhecidas universidades de São Paulo, a UPM (Universidade Presibiteriana Mackenzie) apresenta uma estrutura educacional que serve como referência a muitas faculdades do país.
Tendo sua fundação em 1.870, a universidade é mantida pelo Instituto Presibiteriano Mackenzie, que é uma associação de dereito privado que tem finalidade educacional e social.
A UPM tem ótimo localização no centro de São Paulo, próximo ao metro Santa Cecília e metro República, o que contribui com a acessibilidade dos estudantes e visitantes.
Além de estar locada em um amplo campos com estrutura multicampi, com diversos prédios que atendem todos os tipos de curso, a Universidade também dispõe de uma auditório de uso social, que permite a integração dos moradores com a instituição, mesmo esta sendo de uso privado.
.

UNIVERSIDADE DE HARVARD - EUA
Considerada uma das melhores universidades do mundo, recebeu seu nome em homenagem a John Harvard um dos primeiros doadores da instituição. Harvard também tem umas das maiores coleção de livros e ganhadora de 43 prêmios Nobel, grande parte desse sucesso se deve ao seu criterioso sistema de seleção, onde não a discriminação, se o aluno tem uma renda familiar inferior a 60 mil, o aluno não desembolsará nada e isso é válido tanto para alunos americanos e estrangeiros.
Harvard é separada em 2 partes, onde o principal fica em Cambridge, onde a área não é grande, mas seus prédios se impõem em uma arquitetura que predominam os de estilo colonial, de tijolinhos vermelhos.
Do outro lado do rio Charles, onde fica o campus principal, fica o imponente campus da HBS, Escola de Governo, um prédio mais moderno e a Escola de Medicina. O clima estudantil predomina nas duas cidades, a região é um dos principais polos educacionais dos Estados Unidos.
INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE MASSACHUSETTS - EUA
O MIT como é chamado, é um dos líderes mundiais em ciência e tecnologia, bem como outros campos, como administração, economia, linguística, ciência política e filosofia.
Além disso, um grande número de pesquisadores e professores participam de seus programas, laboratórios, bibliotecas e demais centros de pesquisa, entre os quais encontram-se entre os melhores em educação, administração, indústria, engenharia e outras profissões. Ao longo dos seus anos de funcionamento, o MIT estabeleceu contato com outras universidades, governos e empresas em todos os países do mundo, o que resultou em uma rica mescla de pessoas, ideias e programas que têm como objetivo melhorar o bem-estar no mundo. MIT, conta também com o apoio para estudantes, com alojamentos integrado ao campus.
.
UMC-UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
É uma Instituição privada em sentido estrito, ou seja é mantida por uma ou mais pessoas físicas e/ou jurídicas de direito privado, constituem-se em entidades de caráter comercial, sendo esta apenas sua missão maior, não sendo obrigadas a fazer atividades de cunho beneficente, embora, se quiserem, possam lhes desempenhar.
Foi fundada em 1973 e está localizada em uma área de 86 mil m², em campi distribuído em doze prédios, mantendo assim uma organização dos cursos oferecidos, além disso possui ampla área verde.
Está inserida em uma área privilegiadas da cidade, com fácil acesso por transporte público, interagindo com o entorno.
CPTM
Shopping Mogi das Cruzes
Bom % de Áreas Permeáveis
Área estacionamento

UMC-UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES Sendo comparada com as outras universidades análizadas, nota-se que alguns pontos precisam ser melhorados como:
•Melhorar vias , desafogando o trânsito em horários de inicio e fim de aulas
• Organização do tráfego de veículos, inserindo mais fiscalização e sinalização adequada
•Mais segurança para alunos, através de controle na portaria
•Implantação de bolsões de estacionamento
•Canteiros
•Infra-estrutura diferenciada, com espaços específicos para atender as necessidades de cada curso.
•Oferecimento de diversos serviços culturais dentro do campi, mesmo sendo uma instituição privada em sentido estrito.
• Implantação de parque linear/ ciclovia – possibilidade de acesso por pedestres e ciclistas sem interromper o transito.
REFERÊNCIAS:
Disponível em: http://www.mackenzie.br/fileadmin/IPM/Responsabilidade_Social/balanco/Balanco_Social_Mackenzie_2010.pdf
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Presbiteriana_Mackenzie
Disponível em: http://www1.pucminas.br/proex/arquivos/29%20Diagnostico%20e%20caracterizacao%20dos%20aspectos%20ambientais%20_2_.pdf
Disponível em: http://www.pucminas.br/ari/index_padrao.php?pagina=1358&PHPSESSID=e2f177297143b8a1f6cdb0b3f6d5072c
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pontif%C3%ADcia_Universidade_Cat%C3%B3lica_de_Minas_Gerais
Disponível em: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=13019
Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/premio/noticia/usp-puc-minas-recebem-premio-melhores-universidades-ano-642571.shtml
Disponível em: http://www.pucminas.edu.br/jornal_pucminas/jornal_lista.php?materia=85&jornal=8&PHPSESSID=irlbgohcivl&PHPSESSID=irlbgohcivl&PHPSESSID=irlbgohcivl
http://www.



No comments: