Túnel Ayrton Senna e Rodovia Bandeirantes – Influências e
impactos no trecho urbano.
Por: Alessandro Santos, Douglas Pereira, Geraldo Medeiros,
Guilherme S. Nascimento, Tiago Pezani.
Saber o que é um túnel e uma rodovia é importante para
compreender todo um sistema econômico de um pais.
Túnel trata – se de uma passagem, geralmente subterrânea, usada
como via de comunicação, facilitando o acesso à um determinado local.
Rodovia de acordo com definições no Anexo do Código de
Trânsito, são vias de rodagem
pavimentadas de alta velocidade, que podem ou não proibir o uso por parte de pedestres e ciclistas, sendo
de fácil identificação por sua denominação divididas em três tipos (Federais,
Estaduais e Municipais). Fonte: Código de Transito
Brasileiro - Anexo I.
Falando sobre rodovias, é importante citar e até usar como
exemplo a Rodovia dos Bandeirantes que tem seu inicio na cidade de São Paulo e
chega até Limeira.
O estado geral de conservação
das rodovias brasileiras é precário, mas a Rodovia dos
Bandeirantes (SP-348)” é considerada uma das mais bem conservadas rodovias
do país. Em 28
de outubro de 1978, pelo então presidente Ernesto Geisel e
pelo governador Paulo Egídio Martins ela foi inaugurada e seu nome é uma
homenagem aos bandeirantes pessoas que desbravaram o interior do
Brasil a partir do litoral de São Paulo e seguia pelo trecho.
Hoje após passar por um processo de privatização é
administrada pela empresa Autoban que recebe esse nome por uma abreviação de
Autopistas Bandeirantes e Anhanguera que faz justiça ao sistema em
coligação administrativa das duas rodovias, que liga São Paulo à Limeira com os
mesmos custos e benefícios para o usuário.
A Autoban faz parte do grupo
CCR empresa privada com sede em Jundiaí, onde é responsável desde 1998 pela
manutenção e controle total das duas maiores rodovias do Estado de São Paulo.
A Bandeirante consolida-se como
referência em termos de engenharia rodoviária e serviços aos usuários sendo exemplo
para vários outros países, premiada com o título de melhor rodovia brasileira,
a partir do levantamento feito pela Confederação Nacional do Transporte.
Hoje ela tem cerca de 170
quilômetros de extensão, dos quais 80 totalmente construídos pela
concessionária AutoBAn, além de ser premiada por qualidade também ajudou a
diminuir em mais de 65% o número de mortes em seu trecho.
O Governo optando em transferir
para a iniciativa privada a administração e conservação das principais rodovias
do país acertou em poupar vidas porem errou em tirar do bolso individual do
usuário mais taxas fazendo com que todos sintam que estamos participando de
mais uma pratica abusiva.
Uma rodovia inserida no trecho
urbano, traz inúmeros benefícios ao entorno em que está inserida, tais como
facilidade logística, crescimento indústria e comercial e subconsequentemente o
crescimento econômico da cidade, entretanto, é necessário levar em consideração
os impactos gerados por tal, que vão desde de sociais partindo do principio que
a rodovia corta a cidade em duas, tornando – se uma “cicatriz”, ocasionando quase sempre num lado mais bem estruturado
e em outro mais desprovido.
Propondo amenizar tal impacto é
indicado o bom uso das áreas laterais das rodovias, levando os responsáveis por
sobrecarregar as cidades para essas áreas, como indústrias, empresas de
logística, galpões, depósitos e atacados.
Uma ideia já posta em prática
fora do pais é distanciar os dois sentidos das rodovias, diminuindo assim a
separação total das cidades.
Como no Brasil a política fecha
os olhos para soluções e abre os olhos para corrupção, falhas existem em todos
os sistemas urbanos como por exemplo o túnel Ayrton Senna, que vale lembrar da
proposta visionária para época que tinha como conceito solucionar o transito
saturado na região sem provocar grandes impactos ou interferir no que é
considerado o pulmão de São Paulo o Parque Ibirapuera, visto que isso é um
pensamento de preocupação recente.
Construindo em 1997, com
extensão de 1950m, ligando a Av. 23 de
Maio à Av. Antônio Joaquim de Moura, por
baixo do Parque Ibirapuera.
O Túnel Ayrton Senna foi criado para atender as
necessidades do seu tempo, projetado sem uma visão para o crescimento
populacional, atendeu apenas os primeiros anos de funcionamento. Hoje o
percurso por fora do túnel, contornando o Parque do Ibirapuera é mais rápido
que por dentro do túnel, em horário de pico.
Segundo o
Jornal O Globo “O governador e ex-presidente Washington Luís, disse em seu
discurso a célebre frase “Governar é povoar”. Se a cidade é um pedaço do país,
suas obras são enigmas tentando decifrar e solucionar problemas sociais,
lançando em nossas vidas novas interpretações sobre um melhor funcionamento do
cotidiano. Discretamente nos acostumamos diante da cidade que engenhosamente
tenta dar agilidade a processos, fazendo com que sobre tempo na vida de todos.
O Brasil possui a quarta maior extensão entre os países do mundo, com isso o
transporte rodoviário é a atividade principal para transportar cargas nesse
território.
Visionário Juscelino Kubitschek sabia que não se
transporta carga em caminhões sem estradas e sabia que grandes empresas só
viriam para o Brasil se a agilidade estivesse presente nos processos logísticos
como em outros países.
Com o foco nessa estratégia de atrair e gerar empregos,
as ferrovias, que tiveram maior importância durante o período do café, foi
ficando para trás.
Mas, como sempre o pais gasta
milhões em túneis, Rodovias e outras obras, que em sua maioria se transforma em
"faraônica" e alvo de corrupção como o caso em que o Prefeito Paulo Maluf em 2007, foi indiciado
pela promotoria da cidade pelo suposto envio a bancos americanos de recursos
desviados da Prefeitura de São Paulo. Ele sempre negou as acusações e sustenta
nunca ter possuído conta no exterior. Mas Justiça de São Paulo condenou
Maluf e mais seis pessoas a devolver R$ 4,9 milhões aos cofres públicos por
irregularidades na construção do Túnel Ayrton Senna. Com a aplicação de multa
no dobro do valor do prejuízo, a sentença subiu para pouco mais de R$ 15
milhões. Na acusação, o Ministério Público apontou superfaturamento na obra e
acusa o ex-prefeito e, seu então secretário de Obras, Reynaldo de Barros, os
diretores da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) Célio Rezende Bernardes,
Carlos Takashi Mitsuse e Reinaldo José de Barbosa Lima, e as empreiteiras CBPO
e Constran, de serem os responsáveis. Na época, o advogado de Maluf, Eduardo
Nobre, afirmou que recorreria da sentença. (fonte: globo.com)
Sabendo disso fica claro oque
disse Platão segundo o site vitruvios.com.br “Cada classe terá que cumprir o seu papel entendendo que se houver um em
baralhamento entre papeis, a cidade jamais conseguira ser justa. Assim como a
democracia, onde todos podem interferir na política independente de sua classe”.
Para Platão e para nosso grupo a democracia, tem como essência a injustiça e
"injustiça" é altamente presente na administração publica do BRASIL.
Por: Alessandro Santos, Douglas Pereira, Geraldo Medeiros,
Guilherme S. Nascimento, Tiago Pezani.
Fontes bibliográficas.
- Monografia: Gestão Ambiental de
Rodovias – Mari Nakagawa, Chystiane.
- IMPACTO DE
RODOVIAS EM ÁREAS URBANIZADAS SOBRE O DESLOCAMENTO DE PEDESTRES EM UBERLÂNDIA,
MG. Por Sílvio Barbosa da Silva Júnior, Marcos
Antônio Garcia Ferreira, Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana; Universidade
Federal de São Carlos
- CONSTRUÇÃO E
DECONSTRUÇÃO DO CENTRO PAULISTANO por Candido Malta Campos
- A GEOTECNIA
NA CONCEPÇÃO, PROJECTO E EXECUÇÃO DE TÚNEIS EM MACIÇOS ROCHOSOS
Por Mário José
Nascimento Bastos
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