Saturday, October 27, 2012

TUNEIS E RODOVIAS


Túnel Ayrton Senna e Rodovia Bandeirantes – Influências e impactos no trecho urbano.

 
Por: Alessandro Santos, Douglas Pereira, Geraldo Medeiros,

Guilherme S. Nascimento, Tiago Pezani.

 

Saber o que é um túnel e uma rodovia é importante para compreender todo um sistema econômico de um pais.     

Túnel trata – se de uma passagem, geralmente subterrânea, usada como via de comunicação, facilitando o acesso à um determinado local.

Rodovia de acordo com definições no Anexo do Código de Trânsito, são vias de rodagem pavimentadas de alta velocidade, que podem ou não proibir o  uso por parte de pedestres e ciclistas, sendo de fácil identificação por sua denominação divididas em três tipos (Federais, Estaduais e Municipais). Fonte: Código de Transito Brasileiro - Anexo I.

Falando sobre rodovias, é importante citar e até usar como exemplo a Rodovia dos Bandeirantes que tem seu inicio na cidade de São Paulo e chega até Limeira.

O estado geral de conservação das rodovias brasileiras é precário, mas a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348)” é considerada uma das mais bem conservadas rodovias do país. Em 28 de outubro de 1978, pelo então presidente Ernesto Geisel e pelo governador Paulo Egídio Martins ela foi inaugurada e seu nome é uma homenagem aos bandeirantes pessoas que desbravaram o interior do Brasil a partir do litoral de São Paulo e seguia pelo trecho.

Hoje após passar por um processo de privatização é administrada pela empresa Autoban que recebe esse nome por uma abreviação de Autopistas Bandeirantes e Anhanguera que faz justiça ao sistema em coligação administrativa das duas rodovias, que liga São Paulo à Limeira com os mesmos custos e benefícios para o usuário.

A Autoban faz parte do grupo CCR empresa privada com sede em Jundiaí, onde é responsável desde 1998 pela manutenção e controle total das duas maiores rodovias do Estado de São Paulo.

A Bandeirante consolida-se como referência em termos de engenharia rodoviária e serviços aos usuários sendo exemplo para vários outros países, premiada com o título de melhor rodovia brasileira, a partir do levantamento feito pela Confederação Nacional do Transporte.

Hoje ela tem cerca de 170 quilômetros de extensão, dos quais 80 totalmente construídos pela concessionária AutoBAn, além de ser premiada por qualidade também ajudou a diminuir em mais de 65% o número de mortes em seu trecho.

O Governo optando em transferir para a iniciativa privada a administração e conservação das principais rodovias do país acertou em poupar vidas porem errou em tirar do bolso individual do usuário mais taxas fazendo com que todos sintam que estamos participando de mais uma pratica abusiva.

Uma rodovia inserida no trecho urbano, traz inúmeros benefícios ao entorno em que está inserida, tais como facilidade logística, crescimento indústria e comercial e subconsequentemente o crescimento econômico da cidade, entretanto, é necessário levar em consideração os impactos gerados por tal, que vão desde de sociais partindo do principio que a rodovia corta a cidade em duas, tornando – se uma “cicatriz”, ocasionando quase sempre num lado mais bem estruturado e em outro mais desprovido.

Propondo amenizar tal impacto é indicado o bom uso das áreas laterais das rodovias, levando os responsáveis por sobrecarregar as cidades para essas áreas, como indústrias, empresas de logística, galpões, depósitos e atacados.

Uma ideia já posta em prática fora do pais é distanciar os dois sentidos das rodovias, diminuindo assim a separação total das cidades.

Como no Brasil a política fecha os olhos para soluções e abre os olhos para corrupção, falhas existem em todos os sistemas urbanos como por exemplo o túnel Ayrton Senna, que vale lembrar da proposta visionária para época que tinha como conceito solucionar o transito saturado na região sem provocar grandes impactos ou interferir no que é considerado o pulmão de São Paulo o Parque Ibirapuera, visto que isso é um pensamento de preocupação recente.

Construindo em 1997, com extensão de 1950m, ligando a Av.  23 de Maio à Av. Antônio Joaquim de Moura,  por baixo do Parque Ibirapuera.

O Túnel Ayrton Senna foi criado para atender as necessidades do seu tempo, projetado sem uma visão para o crescimento populacional, atendeu apenas os primeiros anos de funcionamento. Hoje o percurso por fora do túnel, contornando o Parque do Ibirapuera é mais rápido que por dentro do túnel, em horário de pico.

Segundo o Jornal O Globo “O governador e ex-presidente Washington Luís, disse em seu discurso a célebre frase “Governar é povoar”. Se a cidade é um pedaço do país, suas obras são enigmas tentando decifrar e solucionar problemas sociais, lançando em nossas vidas novas interpretações sobre um melhor funcionamento do cotidiano. Discretamente nos acostumamos diante da cidade que engenhosamente tenta dar agilidade a processos, fazendo com que sobre tempo na vida de todos. O Brasil possui a quarta maior extensão entre os países do mundo, com isso o transporte rodoviário é a atividade principal para transportar cargas nesse território.

Visionário Juscelino Kubitschek sabia que não se transporta carga em caminhões sem estradas e sabia que grandes empresas só viriam para o Brasil se a agilidade estivesse presente nos processos logísticos como em outros países.

Com o foco nessa estratégia de atrair e gerar empregos, as ferrovias, que tiveram maior importância durante o período do café, foi ficando para trás.

Mas, como sempre o pais gasta milhões em túneis, Rodovias e outras obras, que em sua maioria se transforma em "faraônica" e alvo de corrupção como o caso em que o  Prefeito Paulo Maluf em 2007, foi indiciado pela promotoria da cidade pelo suposto envio a bancos americanos de recursos desviados da Prefeitura de São Paulo. Ele sempre negou as acusações e sustenta nunca ter possuído conta no exterior.  Mas Justiça de São Paulo condenou Maluf e mais seis pessoas a devolver R$ 4,9 milhões aos cofres públicos por irregularidades na construção do Túnel Ayrton Senna. Com a aplicação de multa no dobro do valor do prejuízo, a sentença subiu para pouco mais de R$ 15 milhões. Na acusação, o Ministério Público apontou superfaturamento na obra e acusa o ex-prefeito e, seu então secretário de Obras, Reynaldo de Barros, os diretores da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) Célio Rezende Bernardes, Carlos Takashi Mitsuse e Reinaldo José de Barbosa Lima, e as empreiteiras CBPO e Constran, de serem os responsáveis. Na época, o advogado de Maluf, Eduardo Nobre, afirmou que recorreria da sentença. (fonte: globo.com)

Sabendo disso fica claro oque disse Platão segundo o site vitruvios.com.br “Cada classe terá que cumprir o seu papel entendendo que se houver um em baralhamento entre papeis, a cidade jamais conseguira ser justa. Assim como a democracia, onde todos podem interferir na política independente de sua classe”. Para Platão e para nosso grupo a democracia, tem como essência a injustiça e "injustiça" é altamente presente na administração publica do BRASIL.

Por: Alessandro Santos, Douglas Pereira, Geraldo Medeiros,

Guilherme S. Nascimento, Tiago Pezani.

 

Fontes bibliográficas.

- Monografia: Gestão Ambiental de Rodovias – Mari Nakagawa, Chystiane.

- IMPACTO DE RODOVIAS EM ÁREAS URBANIZADAS SOBRE O DESLOCAMENTO DE PEDESTRES EM UBERLÂNDIA, MG. Por  Sílvio Barbosa da Silva Júnior, Marcos Antônio Garcia Ferreira, Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana; Universidade Federal de São Carlos

 

- CONSTRUÇÃO E DECONSTRUÇÃO DO CENTRO PAULISTANO por Candido Malta Campos

 

- A GEOTECNIA NA CONCEPÇÃO, PROJECTO E EXECUÇÃO DE TÚNEIS EM MACIÇOS ROCHOSOS

Por Mário José Nascimento Bastos

 

- Comitê Brasileiro de Túneis - www.tuneis.com.br

 


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