Wednesday, October 10, 2012

PONTES

PONTES
Por Ana Carolina Tamashiro Barroso




Definição: é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais.
As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos).
Primeiras Pontes:
 Desde tempos remotos que o homem necessita de ultrapassar obstáculos em busca de alimento ou abrigo. As primeiras pontes terão surgido de forma natural pela queda de troncos sobre os rios, processo prontamente imitado pelo Homem, surgindo então pontes feitas de troncos de árvores ou pranchas e eventualmente de pedras, usando suportes muito simples e traves mestras.
Curiosidade:

Pontes decorativas e cerimoniais:

A fim de criarem bonitos efeitos, algumas pontes são construídas bastante mais altas do que o necessário. Este tipo é encontrado nos jardins orientais e é chamado Moon Bridge, em homenagem à lua cheia. Em muitos palácios, são construídas pontes sobre cursos de água artificiais, para simbolizar a passagem para um local importante, ou um estado de espírito. Um conjunto de cinco pontes, sobre um curso de água sinuoso, é um importante jardim da Cidade proibida em Beijing na República Popular da China. A ponte central era reservada exclusivamente para o Imperador, a Imperatriz e seus convidados.
As pontes podem ser classificadas por diversos critérios:

a) quanto á finalidade:

-rodoviárias
-ferroviárias
-para pedestres (passarelas)
-para suporte de dutos (água, esgoto, óleo, gás, etc)
-para suporte de pista de aeroporto (ex; Ilha da Madeira)
-para suporte de vias navegáveis (ponte canal)
-permanentes, semi-permanentes ou provisórias

b) quanto ao material de construção:
-madeira
-pedra
-concreto armado ou protendido
-metálica (geralmente aço ou alumínio)
-mistas (combinação de vários materiais)
c) quanto ao tipo estrutural:
-em laje
-em vigas retas (de alma cheia)
-em vigas-caixão
-em treliça
-em quadros rígidos
-em arcos ou abóbadas
-pênseis ou suspensas
-estaiadas
-pode ainda ser com encontros ou com balanços
tipos especiais:
-flutuantes
-com estrado móvel
-levadiças
-giratórias
-basculantes


d) quanto ao traçado:
-retas
-curvas
-em nível
-com inclinação (aclive/declive)

Pontes em viga:
As pontes em viga se caracterizam por apresentarem vinculações que não transmitem momentos fletores da superesturura para a infraestrutura.
Esse tipo estrutural é o mais empregado atualmente no Brasil.



Vigas continuas:
Quando o comprimento da ponte pode ser subdivido em vãos parciais, o esuqema de vigas continuas aparece como solução natural.



As pontes em vigas varrem uma faixa de vãos bastante grandes, inciando dos menores vão de pontes e chegando a vãos de ordem de 300 metros, para pontes em vigas continuas. Já as pontes em vigas simplesmente apoiadas chegam a atingir a casa dos 70 metros, mas em condições excepcionais.

Pontes em Arco:
O arco é um tipo estrutural que tem um comportamento estrutural interessante, pois apresenta a possibilidade de ter os esforços de flexão reduzidos em função da sua forma. No caso de arcos de concreto, essa possibilidade de redução da flexão resultando na predominância da compressão, é adequada ao material.
Atualmente o emprego das pontes em arco é bem menor que no ano passado, principalmente devido ao avanço da tecnologia do concreto protendido, que ampliou os vãos franqueados às pontes em viga, e que até então eram exclusivos dos arcos.
Via de regra, os arcos são indicados para vales profundos, com tabuleiro superior, quando se pode resistir aos empuxos do arco com uma fundação não muito onerosa (solo de boa qualidade ou rocha) em terrenos planos as pontes em arco normamente tem tabuleiro inferior, o qual pode ser incorporado ao sistema estrutural promovendo o se funcionamento como tirante para aliviar os empuxos do arco.
Em contrapartida ao bom comportamento estrutural do arco, tem-se alto custo da construção de fôrmas e do cimbramento, o que tem justificado a redução do emprego deste sistema estrutural.
No entanto, a partir da década de 90 observou-se uma retomada ao sistema estrutural com a utilização de construção em balanço, com concreto pré-moldado, na forma de aduelas, ou concreto moldado no local, para grandes vãos, principalmente.



Pontes Estaiadas:
Nas pontes estaiadas de concreto, normalmente, apenas o tabuleiro é de concreto; pontes com tirantes de concreto são de uso muito restrito.
Este esquema estrutural, que pode ser considerado igual ao de uma viga antirantada em vários pontos, é empregado para vãos muito grandes.
Cabe destacar que este sistema estrutural tem sido utilizado, com tabuleiro moldado no local ou com tabuleiro feito de aduelas pré-moldadas, como uma forma apropriada para construção em balanço sucessivos.


Classificação das pontes:

- Estais com leque:




Estais em harpa:
Estais misto


Pontes em Laje:
Nas seções transversais de pontes de lajes maciças, o tabuleiro e o sistema estrutural principal formam uma peça única.
Este tipo de seção apresenta como característica principal a simplicidade de execução das formas, da armadura e da concretagem. Além disso, a seção transversal em laje garante uma boa distribuição transversal de esforços.
A seção em laje maciça é indicada para pontes de vãos pequenos. Elas chegam excepcionalmente, a atingir vãos de até 20m em tramo único, e vãos de ate 30m em tramos contínuos com variação de altura ao longo dos vãos.



Pontes mais conhecidas:

Tower Brigde
Inaugurada em 1894, é a mais famosa ponte basculante do mundo e um dos principais pontos turísticos de Londres. Com torres no estilo dos fortes escoceses e suas básculas que se erguem como pontes levadiças de castelos medievais, a Tower Bridge é parte importante do sistema de transporte londrino. É uma das principais ligações entre os dois lados do rio Tâmisa.




Golden Gate:
Ponte de metálica - Golden Gate = Ponte do Portão de Ouro.
Liga duas cidades do estado da Califórnia: São Francisco e Sausalito no Estados Unidos.
Início da construção: Janeiro de 1933.
Data de inauguração: 27 de maio de 1937.
Largura: 27m.
Comprimento: 2.737m


Ponte Vecchio:
Ponte fica sobre o Rio Arno, em Florença. Uma de suas curiosidades é a quantidade de cadeados presos nela. É uma crença de que os namorados que os prenderem à ponte e jogarem a chave no rio têm garantia de amor eterno.



Sydney Harbour:
A ponte está comemorando 80 anos em 2012. Figura no Guiness Book como a mais larga e elevada ponte de arco em aço do mundo. Impressiona pela beleza e dá um toque de modernidade à cidade australiana.

Gateshead Millennium:
Voltada para a travessia de pedestres e ciclistas. Construída sobre o rio Tyn, em Newcastle, na Inglaterra, é conhecida como a “ponte do piscar de olhos”, devido à sua estrutura curva que lembra um grande olho. Vez ou outra, os “olhos” se fecham: a estrutura é erguida para que navios e barcos passem por baixo dela.

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