Por Ana Carolina Tamashiro Barroso
As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos).
Primeiras Pontes:
Desde tempos remotos que o homem necessita de ultrapassar obstáculos em busca de alimento ou abrigo. As primeiras pontes terão surgido de forma natural pela queda de troncos sobre os rios, processo prontamente imitado pelo Homem, surgindo então pontes feitas de troncos de árvores ou pranchas e eventualmente de pedras, usando suportes muito simples e traves mestras.
Curiosidade:
Pontes decorativas e cerimoniais:
A fim de criarem bonitos efeitos, algumas pontes são construídas bastante mais altas do que o necessário. Este tipo é encontrado nos jardins orientais e é chamado Moon Bridge, em homenagem à lua cheia. Em muitos palácios, são construídas pontes sobre cursos de água artificiais, para simbolizar a passagem para um local importante, ou um estado de espírito. Um conjunto de cinco pontes, sobre um curso de água sinuoso, é um importante jardim da Cidade proibida em Beijing na República Popular da China. A ponte central era reservada exclusivamente para o Imperador, a Imperatriz e seus convidados.
As pontes podem ser classificadas por diversos
critérios:
a) quanto á finalidade:
-rodoviárias
-ferroviárias
-para pedestres (passarelas)
-para suporte de dutos (água, esgoto, óleo, gás, etc)
-para suporte de pista de aeroporto (ex; Ilha da Madeira)
-para suporte de vias navegáveis (ponte canal)
-permanentes, semi-permanentes ou provisórias
a) quanto á finalidade:
-rodoviárias
-ferroviárias
-para pedestres (passarelas)
-para suporte de dutos (água, esgoto, óleo, gás, etc)
-para suporte de pista de aeroporto (ex; Ilha da Madeira)
-para suporte de vias navegáveis (ponte canal)
-permanentes, semi-permanentes ou provisórias
b) quanto ao material de construção:
-madeira
-pedra
-concreto armado ou protendido
-metálica (geralmente aço ou alumínio)
-mistas (combinação de vários materiais)
c) quanto ao tipo estrutural:
-em laje
-em vigas retas (de alma cheia)
-em vigas-caixão
-em treliça
-em quadros rígidos
-em arcos ou abóbadas
-pênseis ou suspensas
-estaiadas
-pode ainda ser com encontros ou com balanços
tipos especiais:
-flutuantes
-com estrado móvel
-levadiças
-giratórias
-basculantes
-em laje
-em vigas retas (de alma cheia)
-em vigas-caixão
-em treliça
-em quadros rígidos
-em arcos ou abóbadas
-pênseis ou suspensas
-estaiadas
-pode ainda ser com encontros ou com balanços
tipos especiais:
-flutuantes
-com estrado móvel
-levadiças
-giratórias
-basculantes
d) quanto ao traçado:
-retas
-curvas
-em nível
-com inclinação (aclive/declive)
Pontes
em viga:
As pontes em viga se caracterizam por apresentarem
vinculações que não transmitem momentos fletores da superesturura para a
infraestrutura.
Esse tipo estrutural é o mais empregado atualmente no
Brasil.
Vigas
continuas:
Quando o comprimento da
ponte pode ser subdivido em vãos parciais, o esuqema de vigas continuas aparece
como solução natural.
As pontes em vigas
varrem uma faixa de vãos bastante grandes, inciando dos menores vão de pontes e
chegando a vãos de ordem de 300 metros, para pontes em vigas continuas. Já as
pontes em vigas simplesmente apoiadas chegam a atingir a casa dos 70 metros,
mas em condições excepcionais.
Pontes
em Arco:
O arco é um tipo estrutural
que tem um comportamento estrutural interessante, pois apresenta a
possibilidade de ter os esforços de flexão reduzidos em função da sua forma. No
caso de arcos de concreto, essa possibilidade de redução da flexão resultando
na predominância da compressão, é adequada ao material.
Atualmente o emprego
das pontes em arco é bem menor que no ano passado, principalmente devido ao
avanço da tecnologia do concreto protendido, que ampliou os vãos franqueados às
pontes em viga, e que até então eram exclusivos dos arcos.
Via de regra, os arcos
são indicados para vales profundos, com tabuleiro superior, quando se pode
resistir aos empuxos do arco com uma fundação não muito onerosa (solo de boa
qualidade ou rocha) em terrenos planos as pontes em arco normamente tem
tabuleiro inferior, o qual pode ser incorporado ao sistema estrutural
promovendo o se funcionamento como tirante para aliviar os empuxos do arco.
Em contrapartida ao bom
comportamento estrutural do arco, tem-se alto custo da construção de fôrmas e do
cimbramento, o que tem justificado a redução do emprego deste sistema
estrutural.
No entanto, a partir da
década de 90 observou-se uma retomada ao sistema estrutural com a utilização de
construção em balanço, com concreto pré-moldado, na forma de aduelas, ou concreto
moldado no local, para grandes vãos, principalmente.
Pontes
Estaiadas:
Nas pontes estaiadas de
concreto, normalmente, apenas o tabuleiro é de concreto; pontes com tirantes de
concreto são de uso muito restrito.
Este esquema estrutural,
que pode ser considerado igual ao de uma viga antirantada em vários pontos, é
empregado para vãos muito grandes.
Cabe destacar que este
sistema estrutural tem sido utilizado, com tabuleiro moldado no local ou com
tabuleiro feito de aduelas pré-moldadas, como uma forma apropriada para
construção em balanço sucessivos.
Classificação das pontes:
- Estais com leque:
Estais em harpa:
Estais
misto
Pontes
em Laje:
Nas seções transversais
de pontes de lajes maciças, o tabuleiro e o sistema estrutural principal formam
uma peça única.
Este tipo de seção
apresenta como característica principal a simplicidade de execução das formas,
da armadura e da concretagem. Além disso, a seção transversal em laje garante
uma boa distribuição transversal de esforços.
A seção em laje maciça
é indicada para pontes de vãos pequenos. Elas chegam excepcionalmente, a
atingir vãos de até 20m em tramo único, e vãos de ate 30m em tramos contínuos
com variação de altura ao longo dos vãos.
Tower
Brigde
Inaugurada em 1894, é a
mais famosa ponte basculante do mundo e um dos principais pontos turísticos de
Londres. Com torres no estilo dos fortes escoceses e suas básculas que se
erguem como pontes levadiças de castelos medievais, a Tower Bridge é parte
importante do sistema de transporte londrino. É uma das principais ligações
entre os dois lados do rio Tâmisa.
Golden
Gate:
Ponte de metálica -
Golden Gate = Ponte do Portão de Ouro.
Liga duas cidades do
estado da Califórnia: São Francisco e Sausalito no Estados Unidos.
Início da construção:
Janeiro de 1933.
Data de inauguração: 27
de maio de 1937.
Largura: 27m.
Comprimento: 2.737m
Ponte
Vecchio:
Ponte fica sobre o Rio
Arno, em Florença. Uma de suas curiosidades é a quantidade de cadeados presos
nela. É uma crença de que os namorados que os prenderem à ponte e jogarem a
chave no rio têm garantia de amor eterno.
Sydney
Harbour:
A ponte está
comemorando 80 anos em 2012. Figura no Guiness Book como a mais larga e
elevada ponte de arco em aço do mundo. Impressiona pela beleza e dá um toque de
modernidade à cidade australiana.
Gateshead
Millennium:
Voltada para a
travessia de pedestres e ciclistas. Construída sobre o rio Tyn, em Newcastle,
na Inglaterra, é conhecida como a “ponte do piscar de olhos”, devido à sua
estrutura curva que lembra um grande olho. Vez ou outra, os “olhos” se fecham:
a estrutura é erguida para que navios e barcos passem por baixo dela.
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