Saturday, October 06, 2012

ETA - ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE AGUA




 

Estação de Tratamento de Água

 
TALITA GOMES DE LIMA – 62426
VITORIA ARANTES – 59048
CESAR AUGUSTO – 62994
 

Estação de tratamento de água ou também abreviado como ETA é um local em que realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo e assim utilizá-la para abastecer uma determinada população.

 captação da água bruta é feita em rios ou represas que possam suprir a demanda por água da população e das indústrias abastecidas levando em conta o ritmo de crescimento.

Antes que vá para o sistema de distribuição de água através de adutoras, passa por um processo de tratamento com várias etapas.

 
Definição – funcionamento do sistema

O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas:

- Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.

- Floculação:  em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.

- Decantação: em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.

- Filtração: a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.

- Desinfecção: é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças.

- Fluoretação: é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.

- Correção de PH: é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.

 

A água oferecida à população é submetida a uma série de tratamentos apropriados que vão reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde.

Entre a entrada da água bruta na ETA e sua saída, já potável, decorrem cerca de 30 minutos.

Antes deste tratamento

 
Since early in history, people have dumped sewage into waterways, relying on natural purification by dilution and by natural bacterial breakdown.
Desde o início da história, as pessoas têm despejado esgoto nos cursos de água, contando com a purificação natural pela diluição e pela degradação bacteriana natural.

Population increases resulted in greater volume of domestic and industrial wastewater, requiring that we give nature a helping hand.

O aumento da população resultou em maior volume de águas residuais domésticas e industriais. Alguns avanços em cidades como Boston envolveu a coleta de esgoto em tanques e liberação para o oceano apenas na maré vazante,Sludge was barged out to sea so as to not cause complaint. o lodo foi para o mar, de modo a não causar queixa.

Until the early 1970s, in the United States, treatment mostly consisted of removal of suspended and floating material, treatment of biodegradable organics, and elimination of pathogenic organisms by disinfection.
 
Até início de 1970, nos Estados Unidos, o tratamento consistia principalmente de remoção de material em suspensão e flutuantes, tratamento de compostos orgânicos biodegradáveis, bem como a eliminação de organismos patogênicos por desinfecção.

Standards were not uniformly applied throughout the country. In the early 1970s until about 1980, aesthetic and environmental concerns were considered.

No início dos anos 1970 até cerca de 1980, as preocupações estéticas e ambientais foram considerados.
Treatment was at a higher level, and nutrients such as nitrogen and phosphorus were removed in many localities.



O tratamento foi a um nível superior, e de nutrientes como nitrogênio e fósforo.

Since 1980, focus on health concerns related to toxics has driven the development of new treatment technology.

Desde 1980, o foco em questões de saúde relacionadas com produtos tóxicos tem impulsionado o desenvolvimento da tecnologia de um tratamento novo.
 
Water-quality standards were established by states and the federal government and had to be met as treatment objectives.

 

No Brasil

 

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico realizada pelo IBGE em 2008 a água tratada não chega a 21,4% das residências no país. Em São Paulo está localizada uma das maiores estações de tratamento do mundo, a de Guaraú, parte do Sistema Cantareira. Desde 1975 há obrigatoriedade da fluoretação da água tratada no país.


ANTES DA TECNOLOGIA DE TRATAMENTO DA AGUA VARIAS DOENÇAS ERAM CAUSADAS POR ÁGUA CONTAMINADA

Doenças Causadas por Parasitas
Amebíase: O contágio se dá através de água contaminada com cistos provenientes de fezes humanas.

Esquistossomose: O contágio se dá através do contato direto com água onde há larvas provenientes de caramujos contaminados.

Ascaridíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Áscaris Lumbricoides.

Giardíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Giárdia Lamblya.

Doenças Causadas por Vírus

Hepatite Viral tipo A e Poliomielite: O contágio se dá ao contato (consumo ou banho) com água contendo urina ou fezes humanas.

Doenças causadas por Bactérias

Meningoencefalite: O contágio se dá pelo contato (consumo ou banho) com àguas contaminadas.

Cólera: O contágio se dá com o consumo de água contaminada por fezes ou vômito de algum indivíduo contaminado.

Leptospirose: A água contaminada por urina de ratos é a principal causa da doença, cuja incidência aumenta com chuvas fortes e enchentes. Apresenta maior perigo em águas próximas a depósitos de lixo e em áreas sem esgotamento sanitário.

Febre Tifoide: O contágio se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados (a contaminação de alimentos ocorre ao se lavar alimentos com água contaminada).

Gastroenterites: a ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes causam muita variedade de distúrbios gástricos, geralmente associados a fortes diarreias.

Desinteria Bacilar: Uma série de bactérias causam, através da ingestão de água sem tratamento, severas formas de diarreias, formando um quadro de febre, dores e mal-estar geral.

 

Impactos causados pelas estações de tratamento de água

 

como uma indústria de transformação, uma estação de tratamento de água (ETA) transforma a matéria prima (água bruta) retirada da natureza, em produto final (água potável), ocorrendo neste processo, geração de resíduos que retornam ao meio ambiente de maneira inadequada. A maioria das estações de tratamento de água de abastecimento (ETAs) não trata os resíduos sólidos, gerados principalmente nas etapas de sedimentação e filtração. Sem o tratamento e disposição final, os resíduos gerados em ETAs são lançados em corpos d’água, não respeitando a legislação ambiental vigente. A grande preocupação com a qualidade e quantidade disponível de recursos hídricos, faz com que seja necessário identificar os impactos ambientais causados por resíduos gerados em ETAs e, propor medidas mitigadoras visando minimizar os impactos negativos desta atividade. Com base nestes objetivos, considera-se que as características da água bruta, os produtos químicos utilizados e o tipo de tratamento adotado são fatores determinantes nas características e quantidades de resíduos gerados nos decantadores e na água de lavagem de filtros; a escolha do tratamento e disposição final da fase sólida do lodo é função de aspectos técnicos e econômicos, e deve ser imprescindível no projeto e implantação de ETAs. A partir da identificação dos impactos ambientais gerados em uma ETA, propõe-se as medidas mitigadoras: proteção do manancial de abastecimento; minimização do volume de lodo produzido na ETA; minimização de água utilizada para a limpeza das unidades de tratamento; recuperação de água de lavagem de filtros; recuperação de coagulantes; tratamento e disposição final de resíduos gerados em ETAs; utilização do lodo na construção civil.

 
Fontes:

 


 


 


 


 


 

No comments: