Friday, June 17, 2011

Concursos Públicos
Todo projeto de obra pública deve ser licitado através de concurso público. O Arquiteto deve se responsabilizar por todas as consequências decorrentes da execução da obra por ele projetada.
Recomenda-se aos arquitetos recém-formados prestarem concurso público para verificar o seu nível de conhecimento adquirido na sua formação acadêmica.
Toda vez que um arquiteto se candidatar a vagas de cargos públicos por meio de concursos, ele deve guardar o edital do concurso realizado, pois caso aprovado será no edital que encontrará as especificações sobre a vaga concorrida, informações sobre horários, cargos e salários.
Os concursos para projetos arquitetônicos dividem-se em concursos de Idéias e concursos de Ante-projetos.
Nos concursos de Ideias o promotor consulta os concorrentes sobre um tema determinado sem vinculação com um local especifico.
Nos concursos de Ante Projetos o promotor consulta os concorrentes tendo como idéia a obra finalizada, podendo ser realizado em duas etapas, podendo ser o de idéias e de ante-projeto.
Existem duas tipologias para concursos: Abertos e Fechados. Os concursos abertos permite qualquer profissional capacitado participar, enquanto o fechado o promotor escolhe os arquitetos ao seu gosto, sendo eles remunerados para participar.
Os concursos são organizados pela ordem de abrangência Regional, Nacional e Internacional.

MERCIO CUNHA é aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Mogi das Cruzes

No comments: