Friday, June 17, 2011

CALÇADAS

Segundo a revista Veja (10 de Outubro de 2010), há 3000Km de calçadas e muitas pessoas caem e se ferem nas calçadas da cidade por ano, sendo os idosos os mais prejudicados.
A pavimentação surgiu com a preocupação em servir os veículos, minimizando a situação dos pedestres.
Em Campinas foi feita uma pesquisa que constatou que a população tem maior anseio por pavimentação das ruas. As prefeituras tem o interesse de pavimentar as vias, para assim locar os números das residências ali dispostas.
É comum as prefeituras só se preocuparem com a pavimentação das vias, preterindo os passeios deixando-os por conta do proprietário do lote.
A calçada é de responsabilidade do proprietário do lote fronteiro, sendo que qualquer dano que alguém tiver por causa de alguma deficiência na execução da calçada, ou pelo fato da calçada estar degradada, a responsabilidade pelo acidente é total e exclusiva do proprietário.
O primeiro passo para a pavimentação é o alinhamento das guias, sendo fundamental o trabalho de um topografo.
Todas as guias utilizadas são de tamanho padrão, obedecendo uma norma para guias pré-moldadas.
Após feita a guia é feita a sarjeta, sendo a guia apoiada sobre uma camada de brita e logo em seguida a sarjeta é feita utilizando-se de uma forma. Deve-se ter cuidado de incluir os rebaixos das guias, para facilitar a entrada de veículos.
Outro etapa importante na pavimentação é a locação das “bocas de lobo” para o sistema de captação de águas pluviais. É fundamental a locação correta deste equipamento, para evitar alagamentos.
Para a calçada há alguns tipos de pavimentos como:
• Piso Intertravado
• Sanilite (Alta resistência sendo usado em postos de gasolina)
• Ladrilho Hidráulico (Feito antigamente)
• Pedras Portuguesas (Usado desde os tempos coloniais)
Deve-se lembrar sempre que as calçadas devem ter uma inclinação transversal aproximada de 2% para evitar poças de água.

EDUARDO VELASCO é estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mogi das Cruzes.

No comments: