Friday, June 17, 2011

CALÇADAS
Segundo a revista Veja (10 de Outubro de 2010), há 3000Km de calçadas em que as pessoas caem e se ferem , sendo os idosos os mais prejudicados.
A pavimentação surgiu com a preocupação em resolver a circulação dos veículos, minimizando as necessidades dos pedestres.
Em Campinas foi feita uma pesquisa onde se constatou que a população tinha maior anseio por pavimentação das ruas apesar de várias carências de infraestrutura urbana e equipamentos públicos
Entre os interesses das Prefeituras em pavimentar as ruas está o de locar os números das residências ali dispostas.
É comum as Prefeituras se preocuparem com a pavimentação das vias, preterindo os passeios por conta do proprietário do lote.
A calçada é de responsabilidade do proprietário. Qualquer dano causado às pessoas acidentadas na calçada em frente ao seu lote deve ser assumido pelo proprietário.
O primeiro passo para a pavimentação é o alinhamento das guias, sendo fundamental o trabalho de um topografo. Todas as guias são de tamanho padrão, obedecendo uma norma.
. Após feita a guia é construida a sarjeta, sendo a guia apoiada sobre uma camada de brita e a sarjeta concretada com uma forma. Deve-se ter cuidado para os rebaixos das guias, para facilitar a entrada de veículos.
Outro elemento da pavimentação é a posição das “bocas de lobo” do sistema de captação de águas pluviais. É fundamental a locação correta deste equipamento, para evitar alagamentos.
Para a calçada há alguns tipos de pavimentos como:
• Piso Intertravado
• Sanilite (Alta resistência sendo usado em postos de gasolina)
• Ladrilho Hidráulico (Feito antigamente)
• Pedras Portuguesas (Usado desde os tempos coloniais)
Deve sempre lembrar que as calçadas devem ter uma inclinação transversal por volta de 2% para evitar poças de água.


EDUARDO VELASCO é estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unversidade Mogi das Cruzes

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