Thursday, April 19, 2007



Nesta imagem, um fusca atravessa uma lombada, um tanto desconfortável. A lombada tem 2,20m de comprimento e altura de 14cm ( medido no local). Sendo via urbana, pode ter altura de até 8cm e comprimento mínimo de 1,50m.

Dá para perceber que o início da rampa está desgastada, aumentando o desconforto dos usuários do transporte. Tal qual a maioria das obras de lombada, coloca-se sobre o pavimento um montinho de asfalto. É inevitável o desgaste rápido, principalmente no local de pouca espessura, que é o início da rampa, pois o asfalto foi feito para pisar, compactar, e não a de segurar o esforço da frenagem e de cizalhamento.

O correto é tirar um pouco do asfalto, com comprimento maior que a rampa, fazer o enchimento da lombada, e dar um acabamento com asfalto, ou com concreto. Essa camada de acabamento inclui a parte da lombada e uma faixa antes e depois da lombada.

1 comment:

Unknown said...

O correto seria conceber as lombadas para cumprir seu principal objetivo, que é a redução de velocidade dos carros em determinados trechos de ruas da cidade. Assim, querendo que a velocidade máxima seja de 30km/h, dever-se-ia projetar as lombadas para que nessa velocidade os veículos transitassem sem necessidade de frear e acelerar constantemente.