Wednesday, April 11, 2007




MINHOCÃO - Elevado Costa e Silva, SP




No ano passado, foi realizado um concurso publico de propostas para revitalização do Minhocão, pela Prefeitura de São Paulo. O IAB-SP contestou o concurso quanto ao edital onde os direitos autorais não foram devidamente respeitados. Várias equipes inscritas, em solidariedade ao IAB deixaram de entregar suas propostas. O concurso foi realizado, e o trabalho premiado foi provavelmente o mais "light", isto é, o que propunha uma "maquiagem" dessa estrutura. Digo que foi um projeto que os americanos chamam de "cosmetics", pois em comparação com outras propostas de desmontes parciais e de remoção total do Elevado, além dos que se recusaram a participar, a idéia vencedora foi timida em relação ao significado dessa estrutura-simbolo da ditadura, e de desrespeito à cidadania.

A figura ao lado mostra o Elevado passando a menos de um palmo de uma varanda de um morador da famosa Avenida São João.

Analisando as propostas, percebe-se que o Minhocão representa também uma afronta à engenharia de projetos viários, falando especificamente de engenharia civil, pois tem uma gritante contradição de traçado. Uma estrutura elevada é, conceitualmente uma via cujo perfil da pista independe da variação de relevo do solo; e o tabuleiro ( laje base da pista) do Minhocão acompanha o relevo. A única razão para tal disparate deve ser a de economia, "forçando" alturas iguais de pilares ( problemas de capacidade dos guindastes?) e de vigas premoldadas. Daí o resultado desastroso de pistas que "sobem e descem" sem nenhuma necessidade, causando desconforto e insegurança aos usuários. Não é difícil imaginar um elevado partindo do nivel da Praça Roosevelt, quase na horizontal, distanciando-se do solo na Av. Amaral Gurgel, e chegando ao Largo do Paissandú a, talvez 20-30m de altura, quase passando sobre as árvores mais altas, e seguindo ainda alta pela Avenida São João... A maior altura melhoraria a relação de dimensão da largura com a altura do tabuleiro, que nem atinge 1:1. Lembram-se das lições de Desenho Urbano, da relação largura das vias e altura dos predios do alinhamento?

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