Tuesday, April 10, 2007




A avenida Rebouças, em São Paulo, ficou em obras durante muito tempo. Primeiro, para a construção da passagem subterrânea sob a Av. Brig.Faria Lima. Durante a construção desse "túnel" ( assim chamado pelos motoristas), as lojas do entorno ficaram praticamente sem acesso, e muitas delas fecharam as portas. Depois de uma ano da inauguração do "túnel", várias lojas estão ainda por alugar. Não sei como o município lidou com esse impacto na atividade comercial da avenida; se houve indenização ou não. Na minha visão, sabendo-se que haveria essa deterioração urbana do entorno, o projeto deveria ser assumido como um Projeto Urbano e não apenas como de Melhoria Viária. Uma área de influência e de desapropriação bem maior, um projeto que incluiria novas edificações relocadas e com índices específicos para essa intervenção.
As pistas dos onibus, chamadas de calhas exclusivas podem ser utilizadas também pelos taxis, desde que estejam com passageiros. Em alguns horários de fins de semana, o tráfego é também liberado para os carros particulares, mas não há nenhuma placa orientando essa permissão, ou se existe está bastante discreta.
Como a maior parte das obras com objetivos mais politicos que de solução urbana, os acabamentos dos abrigos são do padrão econômico tão evidente que compromete o próprio desenho, que tem formas interessantes. É contudo discutível quanto ao conforto dos passageiros, pois em dias de chuva, ou de sol mais inclinado, deixa boa parte da sua área desprotegida.
A passarela em frente ao Shopping Eldorado, com acabamentos em vidro temperado e aço inox escovado nos corrimões, elevador e escada rolante, tem o piso todo manchado de produtos que são vendidos por camelôs nas proximidades. Os elevadores são utilizados como mictórios e estão sempre com mau cheiro. Os degraus das escadas são desconfortáveis para pessoas idosas, que a usam sempre que as escadas rolantes e elevadores estão desligados.
O desenho da passarela precisaria passar por uma revisão minimalista, pois parece superdimensionada e com detalhes desnecessários. Maior limpeza nas estruturas publicas ajudariam a melhorar a paisagem caótica das construções privadas, e nessa critica se inclui o shopping eldorado.
As calçadas foram a outra etapa da obra da avenida rebouças, e que demoraram muito, devido a relocações de infra-estrutura, como o enterramento dos fios de iluminação e colocação de postes baixos para iluminar as calçadas. Esses pontos baixos de luz, em algumas cidades ela está acoplada ao poste de luz alta.
O piso das calçadas, recentemente regulamentadas pela prefeitura, é em ladrilho de concreto, com coloridos diferentes para sinalizar entradas de veículos e faixas de limitação. Esses ladrilhos não são favoráveis, devido ao seu relevo, para os carrinhos de rodas pequenas, como os de bebê, assim como são desconfortáveis para as mulheres com sapato de salto alto. Além disso, seu formato quadrado exigem grandes gastos com discos de vidia para cortes de adaptação, e isso acontece também nas rampas e outros detalhes, a ponto de questionar a economia dessa utilização. Ainda o concreto simplesmente desempenado parece conviver melhor com as bases de postes e tampões de "manhole" e outras interferencias.

1 comment:

Unknown said...

Vejam também outro blog meu em:
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