Norma de Desempenho
Por Mercio Silva Cunha
A qualidade sempre é um ponto importante em qualquer aquisição ou prestação de serviço. Com a qualidade temos melhor tempo de vida útil dos produtos e serviços adquiridos. A Norma de Desempenho vem para oficializar a qualidade e vida útil de projetos na construção civil, seja ela na seleção dos materiais empregados, na sua aplicação ou mesmo em descrições e especificações dos produtos de maneira técnica e explicativa.
O processo de uso da Norma de Desempenho implicará adequações de trabalho para muitos profissionais e fornecedores, exigindo qualidade de projeto, de produtos, garantias de desempenho assim que a obra é entregue. Constará o desempenho das edificações em contratos de compra e venda de imóveis como acontece em veículos automotores.
As Normas de Desempenho são definidas pela NBR15575/2008, que entrará em vigora em 2012. E estabelece critérios d e avaliação do desempenho nos sistemas construtivos de: fundação, estrutura, paredes, fachada, cobertura, divisórias, pisos internos, sistema hidráulico sanitário, rede elétrica,rede de gás, rede de telecomunicações, condicionamento ambiental, transporte e segurança de proteção. O construtor deverá fazer constar no seu memorial descritivo a qualidade, o prazo de vida útil, o prazo de garantia, o prazo de desempenho de cada sistema da obra e do sistema todo do empreendimento.
As diretrizes de requisitos de desempenho são: segurança estrutural, segurança contra incêndio, desempenho acústico e térmico, desempenho luminoso, manutenibilidade, conforto tátil e antropodinâmico.
Mercio Silva Cunha á aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UMC, tema Urbanismo, maio de 2011.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment