CONSURSO PÚBLICO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS
Respondendo a colegas do COSU - Conselho Superior do IAB
Gilson, John, P.Ormndo e colegas.
O Concurso público de projetos é muito importante para nós, e até poderíamos ter como meta atingir os 1.000 concursos a cada ano, e aumentar esse número a cada ano. Podemos melhorar os concursos; podemos diverisficar; podemos colocar na prateleira diversos tipos e concursos, adequados a situações regionais, estaduais, municipais e particulares. Por exemplo, concurso de obras até R$100,000,00, simples, decomplicado, rápido ( até por on-line, se possivel) e acessível. Concursos tipo carta-convite, com "per labore", etc.
Mas o importante dos concursos é as expectativas dos clientes, ou patrocinadores. Se isso não estiver claro, pode redundar numa decepção e engavetamento do projeto premiado, por não corresponder às expectativas do cliente, e isso é desastroso, é vexaminoso, é negativo para a profissão, é um desperdício de tempo e de recursos.
Assim, precisamos cuidar desse ponto com o maior carinho. Sentar com o cliente, montar um cenário próximo do real, principalmente o econômico,do que se anseia do resultado desse concurso. Assim, ao invez de possível decepção, acontecer uma surpresa agradável, positiva ( tal qual o Oscar Niemeyer apregoa).
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment