PISCINÃO
Rosana de Almeida Luiz
Michelie Reis
Fabiana Aquino
Os piscinões são estruturas que funcionam para detenção ou retenção de água e tem como finalidade reduzir o efeito das enchentes em áreas urbanas.
Em nosso País entre tantos piscinões existentes o único que encontramos com o sistema moderno capaz de integrar-se ao entorno, sem mal cheiro e quase que invisível na paisagem urbana foi o piscinão do Pacaembu. Seria um bom exemplo a ser seguido embora exija um alto investimento.
Um piscinão convencional resolve o problema das enchentes em um primeiro momento, pois por serem construídos a céu aberto e na maioria das vezes ocupando enormes áreas e sem a preocupação de uma integração a paisagem urbana, tornam-se horríveis de se ver, acabam desvalorizando ainda mais o local e afastando as pessoas pelo mal cheiro, que o acúmulo de lixo, animais mortos, etc. provocam.
Um agravante para o acumulo de lixo nos piscinões e também para a formação das grandes enchentes, são as bocas de lobos, por possuírem aberturas que permitem a passagem de objetos como latas de refrigerante, garrafas de plástico, e outros objetos pequenos, boca de lobo com pequenas grades seria a solução para conter esses dejetos.
O ideal mesmo seria não ter esses dejetos desprezados de uma maneira incorreta a ponto de acabarem chegando dessa forma nas bocas de lobo, outro colaborador das enchentes são as intervenções de uma forma desplanejada e inconsequente em nossos rios e também o desinteresse em optar por soluções simples como pisos drenantes ou permeáveis em praçãs e calçadas, o que já ajudaria muito.
Sabemos que a construção de piscinões sejam eles modernos como o da região do Pacaembu, ou piscinões convencionais, sem se levar em consideração um planejamento mesmo a longo prazo, mas que venha a funcionar, precisamos urgente mudar a cultura de nosso país, onde uma grande maioria ainda acha que é normal ou certo jogar lixo nas ruas, e que ainda a coleta seletiva de lixo não acontece em pouquíssimas cidades, talvez todo o investimento em piscinões se torna inviável ou um verdadeiro desperdício, sem antes se investir numa educação e conscientização de toda uma geração.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment