Estações Rodoviárias
GLEICE SILVA COSTA RGM: 60672
JULIANA DE CARVALHO RGM: 64803
Mogi
das Cruzes, S.P. 2012
Trabalho do
semestre apresentado ao 8º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da
Universidade de Mogi das Cruzes.
“Uma das causas do desamor a leitura é a
falta de estantes.”
(M.A.A SEMANA)
1 DEFINIÇÃO
Define-se por terminal rodoviário, locais edificados
de parada conjunta de ônibus urbanos e interurbanos, para embarque ou desembarque de
passageiros.
Em sua grande maioria, são ainda
instalações simples, em beira de estrada ou passeio, ainda enfrentando
dificuldades com os usuários..
2 HISTÓRIA
O crescimento econômico aumenta o número
de usuários. Por exemplo, para uma média de 100 mil pessoas diárias atendidas,
são necessários cerca de 3 mil veículos partindo e chegando no Terminal
Rodoviário.
O
público usuário é bem diversificado. Jovens, velhos e crianças, dividem o amplo
espaço do Terminal Rodoviário.
O
objetivo é adotar um único sistema de terminais para cada região, onde deverá
possuir uma infraestrutura que dará segurança e acessibilidade de acordo com a necessidade da população.
Quanto a localização e o dimensionamento
da mesma devem ser adequada aos municípios que a compõem, e quanto mais
próximos a malha urbana maior o ganho de tempo e um alivio dos
congestionamentos.
Hoje em dia há uma grande preocupação,
quanto ao aperfeiçoamento desses ambientes, facilitando assim os serviços
prestados, obtendo ganho de qualidade aos usuários.
Oferecendo serviços como: agências
bancárias, áreas comercias, atendimento de emergência, assistência social,
balcão de informações, caixas eletrônicos, carregador de celulares e notebooks,
carregadores de bagagens, central de informações turísticas, correios,
despachos de encomendas, estacionamento, guarda volumes, informações de
desembarque com sistemas telões, posto de achados e perdidos, posto de
vacinação, praça de alimentação, sanitários e banhos, táxis, telefones,
públicos e mais.
Algumas delas, após reformadas, já são
chamadas de “super rodoviárias”, contando com piso em granito, banheiros e
tetos novos, com iluminação renovada proporcionando bastante conforto, visando já a questão
turística, devido a plástica e a funcionalidade, de fácil leitura aos seus
usuários.
A
grande novidade foi a instalação de ar condicionado, e a implantação de
elevadores panorâmicos, para embarques e desembarques.
A intervenção também aborda o entorno dos terminais,
principalmente em áreas que compreendem
grandes avenidas
3 EXEMPLO QUE DEU CERTO
Caso
do Terminal Rodoviário do Rio de Janeiro
Partidas e chegadas informadas em painéis
eletrônicos, internet gratuita.
Essa novidade faz parte da segunda etapa de reforma
de revitalização, por ser um ambiente refrigerado, foram instaladas portas
magnéticas na entrada o que dá a característica de aeroportos.
São registradas por dia 50 mil embarques e
desembarques, além das pessoas que circulam no local por outras razoes, como fazer compras ou ir a um salão de
beleza
Alem da internet sem fio, outra novidade é a compra
online de passagens, contando também com salas Vips e ambientes para portadores
de necessidades especiais.
A expansão da parte administrativa – e eventualmente
escritórios comerciais – no local está em estudo a implantantação de três
torres novas com 45 andares cada, em cima das plataformas de embarques e
desembarques.
4 CONCLUSÃO
O estudo apresentado teve como intuito
mostrar as possibilidades de um Terminal Rodoviário com espaços amplos, proporcionando
um local confortável por onde
diariamente passam muitas pessoas
Proporcionar um local de fácil acesso,
com comércio em pontos estratégicos, compatibilizando com os objetivos sociais,
econômicos.
Essa infraestrutura, é mais do que
necessária criando benefícios de um serviço com qualidade e agilidade.
Geralmente esses locais são pontos de alavancagem
econômica e de progresso social.
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