Wednesday, September 26, 2012

ESTAÇÃO RODOVIÁRIA


Estações  Rodoviárias

                                                            

GLEICE SILVA COSTA RGM: 60672
JULIANA DE CARVALHO RGM: 64803

Mogi das Cruzes, S.P. 2012

Trabalho do semestre apresentado ao 8º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Mogi das Cruzes.


Uma das causas do desamor a leitura é a falta de estantes.”
                         (M.A.A SEMANA)

1      DEFINIÇÃO

Define-se por terminal rodoviário, locais edificados de parada conjunta  de ônibus urbanos e interurbanos, para embarque ou desembarque de passageiros.
Em sua grande maioria, são ainda instalações simples, em beira de estrada ou passeio, ainda enfrentando dificuldades com os usuários..

2      HISTÓRIA


O crescimento econômico aumenta o número de usuários. Por exemplo, para uma média de 100 mil pessoas diárias atendidas, são necessários cerca de 3 mil veículos partindo e chegando no Terminal Rodoviário.
O público usuário é bem diversificado. Jovens, velhos e crianças, dividem o amplo espaço do Terminal Rodoviário.
O objetivo é adotar um único sistema de terminais para cada região, onde deverá possuir uma infraestrutura  que  dará segurança e  acessibilidade de acordo com a  necessidade da população.
Quanto a localização e o dimensionamento da mesma devem ser adequada aos municípios que a compõem, e quanto mais próximos a malha urbana maior o ganho de tempo e um alivio dos congestionamentos.
Hoje em dia há uma grande preocupação, quanto ao aperfeiçoamento desses ambientes, facilitando assim os serviços prestados, obtendo ganho de qualidade aos usuários.
Oferecendo serviços como: agências bancárias, áreas comercias, atendimento de emergência, assistência social, balcão de informações, caixas eletrônicos, carregador de celulares e notebooks, carregadores de bagagens, central de informações turísticas, correios, despachos de encomendas, estacionamento, guarda volumes, informações de desembarque com sistemas telões, posto de achados e perdidos, posto de vacinação, praça de alimentação, sanitários e banhos, táxis, telefones, públicos e mais.
Algumas delas, após reformadas, já são chamadas de “super rodoviárias”, contando com piso em granito, banheiros e tetos novos,  com iluminação renovada  proporcionando  bastante conforto, visando já a questão turística, devido a plástica e a funcionalidade, de fácil leitura aos seus usuários.
 A grande novidade foi a instalação de ar condicionado, e a implantação de elevadores panorâmicos, para embarques e desembarques.
A intervenção também aborda o entorno dos terminais, principalmente em áreas  que compreendem grandes avenidas

3      EXEMPLO QUE DEU CERTO



Caso do Terminal Rodoviário do Rio de Janeiro

Partidas e chegadas informadas em painéis eletrônicos, internet gratuita.
Essa novidade faz parte da segunda etapa de reforma de revitalização, por ser um ambiente refrigerado, foram instaladas portas magnéticas na entrada o que dá a característica de aeroportos.
São registradas por dia 50 mil embarques e desembarques, além das pessoas que circulam no local por outras  razoes, como fazer compras ou ir a um salão de beleza
Alem da internet sem fio, outra novidade é a compra online de passagens, contando também com salas Vips e ambientes para portadores de necessidades especiais.
A expansão da parte administrativa – e eventualmente escritórios comerciais – no local está em estudo a implantantação de três torres novas com 45 andares cada, em cima das plataformas de embarques e desembarques.

 4  CONCLUSÃO


O estudo apresentado teve como intuito mostrar as possibilidades de um Terminal Rodoviário com espaços amplos, proporcionando um local confortável por  onde diariamente passam muitas pessoas
Proporcionar um local de fácil acesso, com comércio em pontos estratégicos, compatibilizando com os objetivos sociais, econômicos.
Essa infraestrutura, é mais do que necessária criando benefícios de um serviço com qualidade e agilidade.
Geralmente esses locais são pontos de alavancagem econômica e de progresso social.

4      REFERÊNCIAS          



No comments: