ESTACIONAMENTOS
Anotações de aula.
Por Patrícia Tanaka Gomes
A aula de hoje foi iniciada sobre estacionamentos. A questão de estacionar carros é um problema que existe desde o seu surgimento, em especial nos Estados Unidos. Nos Estados Unidos, muitas ruas foram feitas largas viabilizando o espaço de circulação e de estacionamentos de carros nas vias públicas. Os primeiros carros, de controles mecânicos e de dirigibilidade difícil, precisaram de espaçosas vagas em estacionamento, assim como em garagens.
Além da dirigibilidade precária dos primeiros carros, com o tempo, os americanos desenvolveram veículos com mais conforto e de maior tamanho, culminando com os dos anos dourados, com automóveis de mais de cinco metros de comprimento. A crise do petróleo trouxe os carros mais econômicos e de menor tamanho, o que requereu mudanças nos espaços e vagas de estacionamento. Foram criados vários tipos e tamanhos de carros, porém sabemos que não é possível ficar adaptando vagas de estacionamento para cada tipo de carro.
A quantidade de carros cresceu devido a acessibilidade de crédito, facilitando as compras, popularizando-a.
No início as pessoas não tinham prática na direção, por isso havia os manobristas. Com o tempo as pessoas pegaram prática e elas próprias estacionavam. Surgiu então o especialista de estacionamento, quem eliminou as rampas desnecessárias, áreas de manobras em geral planas e reduzindo os espaços ociosos.
O comercio de rua dependeu dos estacionamentos na via publica, mas com o advento dos Shoppings Centers, foi necessário construir estacionamentos, e essa combinação de Comércio e estacionamento tornou-se indispensável ao sucesso desses centros de compras. O shopping é hoje o melhor exemplo de confortabilidade em relação a comércio x estacionamento para a população.
O estacionamento não é apenas uma vaga, ele determina o sucesso ou o fracasso de determinados usos e por isso ele deve fazer parte do planejamento de empreendimentos e de transportes. Hoje em dia a maioria dos estacionamentos de shoppings, universidades e outros pólos de geração de tráfego são terceirizados. As vagas conforme o tempo foram sendo adaptadas e diminuíram, devido a produção de modelos de carros menores, a dimensão padrão de uma vaga de estacionamento hoje pode chegar ao mínimo de 2,30 x 4,50m.
A automação de estacionamentos existe de longa data, em especial em áreas utbanas já consolidadas e adensadas, onde os terrenos livres são raros e caros.
Vários modelos foram desenvolvidos, em geral com elevadores, que podem ter manobristas que dirigem os veículos para as vagas em diferentes pisos, ou com mecanismos que manobram os carros deixados trancados no local e são transportados vertical e horizontalmente sem manobristas.
Patricia Tanaka Gomes
Aluna do 9. semestre da UMC -Universidade de Mogi das Cruzes, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
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