Saturday, July 18, 2009

MEIO AMBIENTE - POR QUE NÃO O MEIO AMBIENTE URBANO?
Num programa de TV uma OnG consegue recursos e em uma decada preserva uma extensa área de mata atlantica com um programa muto interessante de participação da população, que de depredadora passou a mantenedora da natureza. A verba cobre o pagamento de um pessoal permanente que faz continuamente o monitoramento das transformações da biota e sobre os quais se baseiam os programas da entidade. Um grupo de pessoas atua como voluntários, ajudando a preservar e melhorar o ambiente.
Dessa reportagem, me ocorreu a possibilidade de se ter uma OnG de preservação e melhoria da qualidade de vida urbana. A OnG teria um programa de educação da população, um grupo de pessoas pagas, recrutadas do contingente de desempregados que procuram ajuda da bolsa-desemprego e outras bolsas. Teria um programa de ação, de obras de preservação, manutenção e melhoria urbana, como a que se faz hoje, de pintar guias, varrição, recolhimento de entulho, lixo seletivo, etc., extendendo o programa para outras ações ( mais duradouras e com visibilidade), como pintura e revestimento de fachadas utilizando material reciclavel.
Tal qual um conhecido programa de TV, um número de pessoas fazem o pedido de melhoria da casa e faz-se um sorteio dentre os aprovados pela comissão organizadora do programa. Os recursos podem vir da iniciativa privada e do poder publico. A destinação será sempre para obras particulares ( portanto sem concorrer com o programa de pintura de guias).
Se a comissão julgar adequado, pode-se priorizar as obras das familias que participam do programa, sorteando-se uma parte para eles e outra para os fora do programa.
Que nome poderia ter essa ONG?

No comments: