Sunday, August 01, 2010

ENTULHO - RESIDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

RESIDUOS SOLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
MATERIAL
Provavelmente o mais heterogêneo dentre os resíduos industriais. Tijolos, argamassa, areia, cerâmicas, concretos, madeira, metais , papeis, plásticos, pedras, tintas, etc. A maior fração é constituída de materiais não mineral ( madeira, papel,plásticos, metais e matéria orgânica).
Percentualmente, segundo 2 autores, Pinto ( 1987) e Zordan e Paulon (1997)
Argamassa 64,4 a 37.8
Concreto 4,8 a 21,2
Material cerâmico 29,4 a 23,4
Pedra 1,4 a 17,8
PRODUÇÃO
Alto índice de perdas no setor é a principal causa do entulho gerado. A quantidade de entulho gerado corresponde em média a 50% do material desperdiçado.
Maiores desperdícios são dos materiais mais manuseados, como a areia, cimento, pedra e cal.
Grande parte dos produtores de entulho, principalmente o “construtor formiga”, continuam poluindo as vias publicas, terrenos baldios e margens de córregos. O surgimento do serviço de caçambas amenizou esse problema. Quem sabe com a recente medida de multas pesadas aos infratores iniba ainda mais essa prática polutiva.
QUANTIDADE
A geração de entulho em toneladas/ mês varia muito (1987, Brasil,Europa, 1996, Reino Unido, Japão, 1998).
São Paulo 372.000t/mês
Belo Horizonte 102.000t/mês
Brasilia 85.000t/mês
Curitiba 74.000t/mês
Porto Alegre 58.000t/mês
Fortaleza 50.000t/mês
Florianópolis 33.000t/mês
Rio de Janeiro 27.000t/mês
Recife 18.000t/mês

Europa 16.000 a 25.000tmês
Reino Unido – UK 6.000t/mês
Japão 7.000t/mês
COMENTÁRIOS
Embora estejam desenvolvendo metodologias aplicadas em canteiros de obras e campanhas para reduzir os desperdícios na construção civil de um lado, e de outro tecnologias para o aproveitamento do entulho em reciclagem do matéria e posterior utilização no preparo de concreto e na construção de base, sub-base e revestimento primário em pavimentação, a quantidade de entulho produzido no Brasil é preocupante.
Requer, provavelmente uma mudança de paradigma de desenvolvimento urbano, melhores condições de sustentabilidade nos empreendimentos imobiliários.
Os custos para a cidade, com a limpeza urbana gerada por parte do entulho que se transforma em lixo urbano, em especial quando se mistura ao material orgânico do lixo doméstico,e os custos de transporte desse material de baixo valor agregado consumindo combustível e gerando poluição do ar, são enormes.
CONCLUSÕES
A enorme quantidade de entulho produzido no Brasil, dezenas e centenas de vezes maior que em outros países, demonstra a necessidade de repensar nossa cultura de como edificar. E pelos estudos realizados sobre o entulho, merece especial atenção o setor mais popular, chamado de “construtor formiga” onde tudo indica, ser o maior produtor de entulho. Visto sob o enfoque social, esse desperdício é inaceitável pois poderia contribuir para a melhoria das condições de educação, saúde ou mesmo lazer dessas famílias.
Conceitualmente, os pobres não deveriam estar sujeitos a desperdícios, justamente no bem mais caro para as famílias, que é a construção da casa própria.
Um programa de redução de entulho, que envolva ações em todas as fontes geradoras, e provavelmente gerado outros programas, como os habitacionais e o de infra-estrutura urbana, parece necessário encarar como prioridade. E ter como meta os padrões de outros países mais desenvolvidos.